Disparidade salarial entre as maiores queixas dos portugueses na Europa

paridade2_-shutterstock

Os portugueses são os europeus que mais se queixam da desigualdade de rendimentos no país e que reclamam medidas ao Governo para reduzir o fosso, de acordo com um inquérito divulgado esta segunda-feira, 23 de abril, em Bruxelas pela Comissão Europeia.

O “Eurobarómetro sobre “justiça, desigualdades e mobilidade intergeracional” revela que 96% dos portugueses inquiridos consideram que “há diferenças demasiado grandes nos rendimentos auferidos” (no respetivo país) e 94% concordam que o Governo “deve tomar medidas para reduzir as diferenças nos níveis de rendimento“. Em ambos os casos, estes são os valores mais elevados entre os 28 Estados-membros.

Depois do #MeToo, #PayMeToo quer acabar com a disparidade salarial

Quem mais se queixa da desigualdade de rendimentos, após os portugueses, são os alemães e os lituanos (92%), enquanto no extremo oposto da lista estão os holandeses (59%), dinamarqueses (63%) e suecos (69%), sendo que em média 84% dos europeus concordam que a disparidade salarial nos respetivos países é demasiado elevada.

Quanto à necessidade de as autoridades nacionais tomarem medidas para reduzir as desigualdades, Portugal encabeça a lista seguido de Lituânia e Espanha (em ambos os casos com 93% de respostas afirmativas), Chipre e Letónia (ambos com 91%), enquanto os países onde menos se pede intervenção governamental são, uma vez mais, Dinamarca (51%), Holanda (65%) e Suécia (68%), sendo a média dos 28 de 81%.

O inquérito foi efetuado em dezembro de 2017, junto de mais de 28 mil cidadãos europeus, tendo em Portugal sido inquiridas 1.089 pessoas.

Imagem de destaque: Shutterstock

“Portugal é um dos países onde o gap salarial entre mulheres e homens tem aumentado”

Eurostat: mais uma má notícia para a igualdade salarial