No fim de um casamento, nem sempre há espaço, tempo e disponibilidade para levar a separação a bom porto. Afinal, o mal-estar e a tensão acumulam-se, impedindo resoluções simples. A pensar nos casos mais complexos, a advogada Alexia Aivar elaborou um guia de ajuda para prepara um “adeus” sem dramas.
The Elegant Divorce: Guia básico para se separar sem perder a cabeça é o nome do livro lançado pela advogada para ajudar casais que se querem separar de forma serena.
A autora começa por contar que é preciso ter calma, aceitar que a relação terminou e deixar ir a outra pessoa. Não se deve prender ninguém em tribunal porque, simplesmente, não queremos terminar a relação.
É importante, segundo a advogada, que os dois cheguem a acordo mútuo longe dos tribunais para manter os custos do divórcio reduzidos. “Mau acordo é melhor do que bom julgamento”, disse ao site El Mundo.
Muitas vezes, as pessoas não se entendem por trivialidades devido ao mal-estar, e depois acabam por arrastar a situação para o tribunal, tendo como consequência um maior volume de custos dos advogados.
Para os casais que têm filhos, Aivar admite que há várias pessoas que pedem a guarda exclusiva para ficarem também com a propriedade onde moravam em família. No entanto, a advogada aconselha a pugnar pela guarda partilhada para não “monopolizar” os filhos.