Do Minho ao Algarve: Portugal inspira coleção inteira de estilista espanhol

Portugal está mesmo na moda e, cada vez mais, a fazer a moda. Depois das cestas de verga portuguesas e dos sacos de Christian Louboutin inspirados nos têxteis e motivos decorativos portugueses, o estilista espanhol Roberto Diz dedicou a sua mais recente coleção a Portugal.

Lenços minhotos, estampados com o desenho dessa peça tradicional, filigranas e tecidos inspirados no reflexo da luz algarvia que atravessa as chaminés recortadas dominam praticamente toda a nova coleção do designer, naquela que é uma homenagem assumida a Portugal.

As peças foram apresentadas na Semana da Moda de Madrid, que termina esta quarta-feira, 10 de julho, e estão a merecer destaque na imprensa espanhola, não só pela homenagem ao país, mas pelo facto de esta ser a primeira vez que o estilista de Sevilha apresenta estampados em vestidos longos de cores fortes, também elas, como o laranja, simbolizando a sua relação com terras lusas.

“Nasci numa aldeia muito próxima da fronteira [com Portugal] e sinto-me parte das duas culturas”, justificou Roberto Diz, citado pelo jornal Diario de Sevilla.

Veja as imagens desta coleção, que alude ainda ao “luto português”, no uso do preto em tecido de rede, e à religião, com uma estampa da Virgem Maria, numa das peças.

 

Christian Louboutin cria mala com técnicas têxteis portuguesas

Estreia de Alexandra Moura em Milão molda-se no barro da minhota Rosa Ramalho