Doces irresistíveis para gulosos com juízo

Sim, é possível comer doces superapetitosos que não nos fazem tão mal à saúde nem destroem o trabalho feito no ginásio. A prova disso está no livro Prazer sem Pecado, em que o Chef Gilberto Costa se juntou à nutricionista Cláudia Viegas para criarem e aperfeiçoarem 65 receitas de doces irresistíveis.


Artigos mais lidos:
É por esta razão que as damas de honor usam vestidos iguais
Tirar e “comer” macacos do nariz faz bem à saúde
Kylie Jenner arrasada nas redes sociais após publicar foto


“Usámos diversas receitas de sobremesas já existentes da autoria do Gilberto e o que fizemos foi substituir e/ou reduzir alguns ingredientes de forma a melhorar o perfil nutricional. Primeiro fizemos estas alterações de uma forma teórica, depois testámos as receitas e validámos o resultado. Quando corria menos bem reformulávamos ou abandonávamos a receita”, explica ao Delas.pt a nutricionista Cláudia Viegas.

Uma sobremesa doce, devido às gorduras e açúcares, representa sempre um excesso de energia para o corpo humano. O objetivo deste trabalho de equipa, entre o chef e a nutricionista, foi reduzir esse mesmo excesso, “de forma a melhorar a qualidade nutricional” e fazer com que os doces possam ser consumidos por diabéticos, obesos ou celíacos (na galeria de imagens acima pode ver algumas das receitas do livro).

“A maior dificuldade foram as massas das tartes e as das bolachas e biscoitos, uma vez que estas massas não suportam uma gordura líquida como óleo ou azeite, em substituição à gordura sólida, por norma manteiga. A substituíção da gordura sólida por queijo creme dá poder de ligação e humidade à massa, sendo muito mais pobre em gordura, comparativamente com a manteiga, margarina ou banha, e consequentemente menos energético”, revela o Chef Gilberto Costa.

Ficha técnica do livro:

Prazer sem pecado

Prazer sem Pecado, de Gilberto Costa e Cláudia Viegas. Editora A Esfera dos Livros, 15,20 euros