Publicidade Continue a leitura a seguir

Presidenciais: Ana Gomes entrega 31 mil euros que sobraram a jornalismo de investigação

[Fotografia: Álvaro Isidoro/Global Imagens]

Publicidade Continue a leitura a seguir

 

A mulher portuguesa mais votada até hoje nas Presidenciais, Ana Gomes, vai doar os 31 mil euros que angariou durante a campanha para o Palácio de Belém e que sobraram, Um valor que está a ser doado à Associação que aposta no jornalismo de investigação de matriz independente, a “Continuar para Começar” e que acaba de criar o jornal online Setenta e Quatro.

Para Ana Gomes, trata-se de “defender a democracia, sobretudo quando a vemos ameaçada”. A escolha da causa – a do jornalismo independente – é, refere, “é ferramenta indispensável no combate pelos valores fundamentais da democracia e dos direitos humanos. Estou crente de que esta minha escolha corresponde aos objetivos de todas e todos os que contribuíram livremente para financiar a minha campanha”, referiu em declarações à agência Lusa.

A informação foi dada por cara aos aos presidentes da Entidade das Contas e Financiamentos Políticos (ECFP), José Eduardo Figueiredo Dias, e da Comissão Nacional de Eleições (CNE), José Vitor Soreto de Barros, e a que a Lusa teve acesso.

Com as contas da campanha de candidatura às Presidências 2021 fechadas e entregues às entidades competentes, a ex-candidata acrescenta que tem muitas esperanças na “equipa de gente jovem e motivada que integra o novo coletivo que pública o ‘Setenta e Quatro'”.

“Que se norteie pelos valores da verdade, do rigor e da transparência, que sustentam a democracia. Que investigue, aprofunde e desvende, sem temor, o que deve ser revelado”, sustenta.

A diplomata Ana Gomes foi a mulher mais votada de sempre numas eleições presidenciais em Portugal, com 12,93% dos votos, e a primeira a conseguir um segundo lugar.

Ana Gomes conseguiu um segundo lugar nas eleições presidenciais de 24 de janeiro, ao ser a escolha no boletim de voto de 536.236 portugueses.

A primeira mulher a candidatar-se a eleições presidenciais em Portugal foi Maria de Lourdes Pintassilgo, que, em 1986, ficou em quarto lugar com 7,38% dos votos na primeira volta as eleições, o correspondente a 418.961 votos. Nessa eleição, Mário Soares ficou em segundo na primeira volta, mas ganhou na segunda a Diogo Freitas do Amaral.

LUSA