Dores mamárias? Seis razões que podem explicar

pexels-valeria-boltneva-724610
[Fotografia: Valeria Boltneva/Pexels]

Sente uma dor na mama e ativa o modo alerta? Calma. Nem todas as dores mamárias – conhecidas por mastalgia em termos médicos – são indícios de cancro.

“A dor pode variar entre um pequeno desconforto a uma dor severa e incapacitante. Muitas mulheres com dores mamárias têm medo de ter cancro de mama. Mas a dor raramente está ligada à doença. Não deve ser considerado um possível sintoma de cancro mamário”, pode ler-se no site do hospital norte-americano Johns Hopkins Medicine.

De acordo com os especialistas em saúde mamária, a origem da dor pode estar na escolha do soutien, numa infeção ou até mesmo no treino que anda a fazer. Ora veja possíveis explicações:

Exercício físico: A origem da dor pode estar no treino que anda a fazer e vem dos músculos peitorais ou dos músculos entre as costelas. Tal como qualquer músculo do corpo, quando exercitados em excesso ou depois de um longo período de tempo sem exercícios, também estes ficam doridos.

Soutien: vestir o soutien errado ou andar com ele mal ajustado vai trazer não só desconforto como pode levar ao aparecimento de dores no peito. Por isso, embora seja mais frequente em mulheres com seios maiores ou adeptas de atividades com grande impacto, é importante ter o suporte correto.

Medicação: Medicamentos hormonais, especialmente os de controlo de natalidade, podem facilmente provocar dores mamárias. Porquê? Porque são compostos por determinada dose de hormonas, o que vai interferir com o normal funcionamento hormonal do corpo.

Menstruação: Além das dores de barriga, o período pode também desencadear dores mamárias devido a mudanças hormonais. Algumas mulheres sentem o peito mais inchado e mais sensível, podendo mesmo ocorrer dor durante cerca de sete a dez dias antes de surgir a menstruação.

Infeção: Sim, existem infeções mamárias e que levam facilmente ao aparecimento de dores nos seios. A presença de piercings nos mamilos é uma das causas. No entanto, as infeções mamárias atingem sobretudo mulheres que estão em período de amamentação, dada a possibilidade de se dar uma retenção de leite dentro da mama, provocando acumulação de bactérias. Tecidos mais duros e alguma vermelhidão na zona mamária, assim como febre e náuseas, são alguns dos sintomas que indicam a presença de uma infeção na mama.

Stress emocional: “A dor mamária pode aumentar ou mudar de padrão com as mudanças hormonais que ocorrem durante momentos de stress”, referem os especialistas de Johns Hopkins Medicine. Estas dores normalmente tendem a afetar os dois seios e o ideal para as combater é recorrendo a técnicas que ajudam a gerir o stress.

 

 

 

Fazer as escolhas certas e saber o que pode estar a provocar o mal-estar é essencial para poder tomar medidas. No entanto, existem sinais aos quais se devem prestar atenção, sendo, por vezes, importante consultar um médico.