Dormir menos meia hora pode ajudá-la a descansar em quarentena

iStock-1140559999 (1)
[Fotografia: iStock]

Em tempo de Coronavírus, as preocupações da população passam pelo número crescente de infetados ou mortos, pelo tempo que vão ter de ficar em casa e pelo futuro económico. Todo este stress pode estar a prejudicar o sono.

Existem várias razões que justificam o porquê de não conseguir adormecer ou simplesmente não ter um sono confortável, mas nos dias que correm a principal razão são mesmo as preocupações constantes em que a sociedade vive.

Segundo o que Diego García-Borreguero, diretor do Instituto de Pesquisa do Sono em Espanha, explicou à revista espanhola SModa, “é normal que atualmente a maioria da população tenha menos quantidade de sono do que qualidade”.

De acordo com a SModa, Lauri Loewenberg, especialista em análise de sonhos e membro da Associação Internacional para o Estudo dos Sonhos, concorda com o diretor e acrescenta que “quando estamos a passar por um período stressante, esse stress é refletido e amplificado nos sonhos, mas os pesadelos que podemos ter não devem ser assustadores já que podem dizer-nos que a ansiedade está a ficar fora de controlo”.

Veja agora o que pode então fazer para tentar descansar o máximo possível, apesar da situação atual.

Faça exercícios de cardio: De acordo com o que Diego García-Borreguero disse à SModa, a atividade física cardiovascular é muito mais benéfica do que a ioga. “Numa casa pequena vale a pena apostar em exercícios cardiovasculares de quatro a seis horas antes de dormir, porque acelera o coração e aumenta a temperatura do corpo”, aconselha o diretor do Instituto de Pesquisa do Sono em Espanha.

Durma meia hora menos: Segundo o diretor do Instituto de Pesquisa do Sono de Espanha, reduzir o tempo de sono em 10% é um truque fundamental em tempos de isolamento social. “Se normalmente precisamos de sete horas e meia para ter um sono perfeito, o ideal seria eliminar essa meia hora e dormir apenas sete. Assim, conseguimos reforçar o mecanismo homeostático do sono”, explica.

Escreva as suas preocupações: Lauri Loewenberg recomenda escrever tudo o que nos preocupa antes de irmos dormir para evitar pesadelos. “Anote o que mais a preocupa no momento e inclua os objetivos positivos que gostaria de alcançar, bem como o que pode fazer para alcançá-los”, afirma a especialista.

Faça outras atividades: Existem pessoas que não estão a fazer teletrabalho. Estas podem ter mais dificuldade em estabelecer uma rotina com tantas horas ‘livres’ pela frente, mas é importante realizar atividades diferentes e estabelecer um horário para as fazer.

Evite fazer sestas: É tentador tirar proveito de longas tardes de quarentena para fazer uma sesta, mas os especialistas dizem à SModa que deve evitar a tentação para dormir melhor à noite.

Pouca luz: Enquanto pela manhã é conveniente estar exposto à luz solar, para que o cérebro entenda que é de dia, à noite a ideia deve fazer exatamente o oposto. “É bom reduzir a luminosidade nas últimas horas e apostar em pouca luz.