Publicidade Continue a leitura a seguir

Dos 60 mil passes de InterRail grátis, só 1200 vêm para Portugal

[Fotografia: Suhyeon Choi/Unspalsh]

Publicidade Continue a leitura a seguir

Os números ainda não estão formalmente fechados e o concurso para obter um passe de InterRail grátis para quem tem 18 anos e para conhecer a Europa ainda corre. No entanto, a entidade que promove a iniciativa a DiscoverEU revela ao Delas.pt que, dos 60 mil bilhetes, “há cerca de 1200 passes reservados” para Portugal.O número final será divulgado com o resultado da seleção, prevista para o início de janeiro, quando os selecionados serão informados”, refere Natasha Sander, responsável europeia pelas políticas e programas de Juventude.

O mesmo elemento vinca que “todos os restantes participantes portugueses serão colocados em lista de reserva. Se os selecionados se abstiverem de pedir seu passe de viagem, os candidatos da lista de reserva com melhor classificação serão contactados”, ressalva.

Num ano de regresso deste programa – suspenso em tempo de pandemia – a mesma responsável vinca que, em 2022, os programas europeus de juventude vão ser alargados territorialmente: quer para quem quer conhecer, quer para candidatos que querem viajar. “Todos os Estados-Membros da União Europeia estão incluídos nesta ronda de outubro de 2021, incluindo o Reino Unido. A partir de 2022, o DiscoverEU estará totalmente integrado no Programa Erasmus +. Consequentemente, a elegibilidade também será estendida aos outros países do Programa Erasmus + – Islândia, Noruega, Macedónia do Norte, Sérvia e Turquia – e aos residentes. Atualmente é apenas para nacionais”, refere.

Sobre as viagens ao Reino Unido e após o Brexit, a mesma responsável vinca que, nesta edição, não haverá alterações ao que existia anteriormente.

“Como o Reino Unido deixou a UE em 31 de janeiro de 2020, os cidadãos do Reino Unido não são mais elegíveis para participar da DiscoverEU. No entanto, excecionalmente, nos termos do Acordo de Retirada do Reino Unido da União Europeia e das regras financeiras da UE, os cidadãos são elegíveis para participar da rodada de 2021, pois eram elegíveis para as rodadas canceladas em 2020, cujo orçamento foi transferido para 2021”, justifica a responsável europeia pelas políticas e programas de Juventude.

Recorde-se que o processo de candidaturas encerra a 26 de outubro, podendo as inscrições serem feitas aqui, a mesma plataforma onde será possível tirar todas as dúvidas. Para poder ter acesso a bilhetes – que são divididos proporcionalmente entre os países – é preciso ter 18 anos (tendo nascido entre 1 de julho de 2001 inclusive e 31 de dezembro de 2003, inclusive).

De notar que, excecionalmente nesta fase, as candidaturas “alargam-se os jovens elegíveis nas duas fases de 2020, que foram canceladas devido à pandemia de COVID-19”, refere o site. Daí o período mais alargado.