Dos alimentos com IVA Zero, saiba os oito estão mais caros desde início da medida

pexels-kian-philippe-martos-7413498
[Fotografia: Pexels/ Kian Phillipe Martos]

Iogurte líquido, pão de forma sem côdea, atum em lata em óleo vegetal, brócolos, massa, as maçãs gala e golden e as laranjas estão entre os produtos que mais encareceram desde a entrada em vigor da medida de IVA Zero para mais de 40 bens alimentares e para mitigar a subida do custo de vida para as famílias. As subidas de preço registadas oscilam entre os 0.5% e os 13, 8%.

As contas foram apresentadas e reveladas esta manhã de quinta-feira, 18 de maio, pela DECO Proteste em comunicado enviado às redações e comparam preços registados entre 17 de abril, data da entrada em vigor da medida, e 17 de maio, um mês depois,

Entre os produtos que desceram os preços, a pescada fresca é a que mais tem vindo a refletir a medida, com uma quebra de mais de um terço no preço e na ordem dos 37,52% a menos. Segue-se-lhe a lface frisada (20,24%), a curgete (-19,40%), o óleo alimentar (-14,24%) e o tomate (-14,09%).

“Uma ressalva para o óleo alimentar em que a descida de preço foi bastante inferior ao esperado visto que tinha uma taxa de IVA de 23%. Outros produtos como, por exemplo, o esparguete (-1,83%), a manteiga com sal (-1,61%) e o arroz agulha (-1,41%) também tiveram descidas de preço muito inferiores ao esperado neste período”, refere a mesma nota enviada pela entidade.