Dos cereais à sopa pré-feita. DGS e associações assinam guerra ao açúcar e sal

8-Alimentação-saudável
[Fotografia: Shutterstock]

Cereais do pequeno-almoço, pão, sopas prontas a comer, batatas fritas, iogurtes são alguns dos muitos produtos cujos valores de açúcar, sal e gorduras trans deverão ser reduzidos. Ao todo, serão dois mil produtos alimentares consumidos diariamente que constam do novo acordo que a Direção-Geral da Saúde (DGS) vai assinar com sete associações da indústria alimentar e da distribuição.

Segundo avança a TSF, este acordo – que levou cerca de um ano a ser negociado – tem por objetivo “incentivar a reformulação de um conjunto de produtos alimentares com metas definidas para reduções dos teores de sal, açúcar e ácidos gordos trans a atingir até 2021”.

Entre os parceiros desta luta contra os açúcares, os ácidos gordos e o sal estão a Associação Portuguesa de Empresas de Distribuição (APED, que representa os supermercados), a Federação das Indústrias Portuguesas Agro-Alimentares (FIPA), a Associação Nacional dos Industriais de Gelados Alimentares, Óleos, Margarinas e Derivados (ANIGOM), a Associação Nacional Comerciantes Industriais Produtos Alimentares (ANCIPA), a Associação Nacional dos Industriais de Lacticínios (ANIL), a Associação Portuguesa de Produtores de Flocos de Cereais (AFLOC) e a Associação Portuguesa de Bebidas Refrescantes Não Alcoólicas (PROBEB).

Este plano integra a Estratégia Integrada para a Promoção da Alimentação Saudável, documento publicado em 2017, e que vincava que a má alimentação e com produtos inadequados é o fator que mais contribui para a perda de anos de vida saudável por parte da população portuguesa.

Imagem de destaque: Shutterstock

Manuel Pinto Coelho: “O estrago que o alimento pode fazer é superior ao do tabaco”