Dos filmes de terror à comédia, veja a evolução de Jamie Lee Curtis

Jamie Lee Haden-Guest, mais conhecida por Jamie Lee Curtis, é atriz, produtora, diretora e autora americana. Reconhecida pelos seus papéis em filmes de terror nas décadas de 70, 80 e 90, que lhe valeram a designação de scream queen, regressa ao grande ecrã com uma nova versão de Halloween, com estreia marcada para o próximo 25 de outubro. Quarenta anos depois de ter dado vida a Laurie Strode pela primeira vez, protagonista de alguns dos filmes da saga, a atriz volta a interpretar uma das suas personagens mais icónicas.

Coincidência ou não, o regresso de Lee Curtis a esta personagem, que assinala também a sua estreia no cinema, acontece precisamente no mês antes de celebrar 60 anos. Filha dos atores Janet Leigh e Tony Curtis, além dos diversos papéis em filmes de terror, a atriz é também conhecida por ter participado em várias comédias, entre as quais Um Dia de Loucos (2003), em que contracena com Lindsay Lohan.

Curtis também se destacou na televisão, participando em séries como Anything But Love (1989-1992), com a qual ganhou um Globo de Ouro, ou mais recentemente Scream Queens (2015-2016), na qual interpretava Cathy Munsch, personagem que lhe valeu a sexta nomeação para o mesmo prémio.

Casada com Christopher Haden-Guest desde 1984, o casal tem dois filhos adotivos, Annie e Thomas. A atriz apaixonou-se pelo atual marido ao ver uma fotografia de um dos filmes em que este participou na revista Rolling Stone, acabando por casar com ele cinco meses depois.

As fotografias dos seus primeiros anos de carreira sugerem uma mulher sensual, com um rosto bonito e um corpo atraente, quase ao estilo “the girl next door”. Mas esta imagem de menina bonita não assenta na sua personalidade, e o seu cabelo loiro com ondulações foi rapidamente substituído por um corte de cabelo mais curto, quase masculino, que ainda hoje é a sua imagem de marca.

Nos últimos anos, tem surgido sempre com o cabelo num tom entre o branco e o cinzento, e é comum encontrá-la em galas ou eventos em conjuntos monocromáticos em cores mais sóbrias, como o preto ou azul-escuro. E se a atriz parece preferir conjuntos de blazer e calças ou vestidos com menos decotes na maior parte das ocasiões, há exceções a esta regra, nomeadamente vestidos mais justos com os decotes em evidência, que mostram com mais clareza a boa forma física que mantém, quase aos 60 anos de idade.

Percorra a galeria para relembrar algumas das imagens e dos looks mais icónicos da atriz.

PJ Harvey: a irreverência tem nome próprio

Ninguém vai querer ter estas mulheres por perto