Duas pessoas por dia detidas por violência doméstica

Ainda o ano mal começou e GNR, PSP e PJ reportam 126 pessoas detidas em Portugal por violência doméstica, o que perfaz mais de duas detenções por dia, refere o jornal Público, citando dados fornecidos por aquelas autoridades.

Números que vêm dar conta de uma realidade cada vez mais negra para as mulheres e num ano em que o número de mortes às mãos dos companheiros está a bater todos os recordes. São já mais de 10 as portuguesas – e uma 11ª menina – que perderam a vida às mãos, sobretudo, dos companheiros ou antigos parceiros. Também na Alemanha, uma médica e artista portuguesa foi assassinada pelo ex-companheiro, em fevereiro.

Juizes: Associação Sindical celebra Dia da Mulher com workshop de maquilhagem

A Presidência do Conselho de Ministros deu, na quinta-feira, 28 de fevereiro, luz verde a uma comissão multidisciplinar que tinha sido já anunciada e este organismo, liderado pelo procurador Rui do Carmo, tem três meses para apresentar propostas concretas para fazer frente a esta onda de mortes e ameaças que estão a atingir as portuguesas e que chegam sobretudo de um contexto de intimidade e familiar.

Recorde-se ainda que foi decretado dia de luto nacional pelas vítimas de violência doméstica para 7 de março, precisamente véspera do dia Internacional da Mulher, que se assinala a 8 de março. Neste dia, Portugal vai ser palco de uma greve feminista.

Na galeria acima veja o que pode fazer e quem deve contactar em caso de violência doméstica.

Imagem de destaque: Shutterstock

Porque está a aumentar o número de mulheres assassinadas?