É a partir desta idade que se devem começar a usar cremes anti-rugas

Uma das maiores dúvidas das mulheres, no que diz respeito à cosmética, é a partir de que idade devem começar a usar cremes anti-rugas. A resposta a esta questão não é universal, e varia muito consoante o estado da pele de cada uma de nós, mas existem alguns dados científicos que apontam uma faixa etária mais indicada para iniciar os cuidados anti-envelhecimento.

“Segundo um estudo científico americano, publicado no Dartmouth Undergraduate Jornal of Science, após os 20 anos de idade produz-se 1% a menos de colagénio por cada ano que passa, o que equivale a dizer que se chega aos 30 anos com 10% a menos de colagénio. O ritmo de substituição diminui 28% e, consequentemente, a pele tem mais dificuldade em libertar-se das células superficiais e manter em condições a preciosa barreira córnea”, explica Pucci Romano, médica dermatologista, no seu livro ‘À Flor da Pele’. Este fatores marcam o inicio do envelhecimento cutâneo, pelo que se tivéssemos apenas em conta o modo como o nosso organismo funciona poderíamos dizer que a idade certa para começar a usar anti-rugas é a partir dos 30 anos.

No entanto, existem muitos outros fatores que fazem com que a pele envelheça de forma precoce. O nosso ADN é responsável por uma percentagem muito baixa do envelhecimento cutâneo, sendo que a maior fatia do envelhecimento da pele está relacionada com o estilo de vida que levamos. Exposição excessiva e desadequada ao sol, stress, tabaco, poluição, poucas horas de sono e alimentação desregrada, são alguns dos fatores que nos levam a envelhecer pior. Por isso é natural que quem esteja mais exposta a estes fatores, tenha uma pele com rugas precocemente. Nestes casos é aconselhável que o uso de cremes que se focam na firmeza cutânea comecem a ser utilizados mais cedo, antes dos 30 anos.

Uma boa forma de perceber se estamos no momento certo para ter alguns cuidados anti-idade para por olhar para vídeos ou fotografias nossas e ver se o contorno do rosto continua definido ou apresenta alguma flacidez. É ainda importante perceber se as rugas de expressão são cada vez mais e se os vincos que provocam só são visíveis quando contraímos o rosto. Se notarmos falta de firmeza e rídulas permanentes, então está na altura de começar a usar um hidratante com cuidado anti-idade, mesmo que ainda não tenhamos chegado aos 30.

Nunca é demais recordar que os cuidados anti-idade são apenas uma parte das precauções que se devem ter para envelhecer bem. O maior segredo para ter uma pele jovem até mais tarde reside sempre na prevenção. “Devemos começar precocemente a prevenir o envelhecimento da pele, para que esta permaneça jovem por mais tempo. Para isso devemos limpar, hidratar e proteger a pele do sol e dos radicais livres desde cedo. Estes pequenos gestos irão fazer a diferença no aspeto e saúde da nossa pele, a médio e longo prazo. Na realidade não existe uma idade certa para começar a utilizar estes produtos, cada caso é um caso…”, contou Aurelie Guyoux, diretora científica do Institut Esthederm ao Delas.pt

Mathilde Thomas, fundadora da Caudalíe, também acredita que a rotina de beleza e estilo de vida adequados são a chave para envelhecer bem. “Dormir oito horas, beber muita água, beber um copo de vinho tinto todas as noites, nunca ir para a cama maquilhada e todas as manhãs usar um bom creme antioxidante com proteção solar”, são os truques de beleza das francesas que Mathilde revelou em entrevista ao Delas.pt.

Veja na galeria alguns produtos anti-envelhecimento.

Imagem de destaque: iStock

#delasfaz : O truque inesperado que faz o verniz das unhas durar mais tempo