É assim que deve limpar as suas jóias durante a pandemia do Covid-19

iStock-1134789960 (1)
[Fotografia: iStock]

Depois de o novo Coronavírus ter chegado a Portugal, as preocupações com a higienização das mãos aumentou. Na verdade, os géis desinfetantes estão esgotados nos supermercados e farmácias. No entanto, eles não são apenas utilizados para limpar as mãos, mas também para limpar outros objetos, incluindo colares, anéis, pulseiras e brincos.

Uma vez que este vírus se espalha através de gotículas de uma pessoa que tosse ou espirra, ele também pode circular se um objeto estiver contaminado. É por esta razão que deve desinfetar a casa várias vezes. Para além disso, estudos afirmam que o vírus consegue aguentar em superfícies até, pelo menos, três dias.

Como tal, os anéis, colares, brincos e pulseiras também podem ser uma fonte de contaminação. Estes acessórios podem entrar em contacto com o vírus e ficarem contaminados se não forem limpos posteriormente.

A verdade é que as mãos e os dedos são usados para a maioria das ações diárias e é por isso que se deve reservar um tempo para limpar tudo aquilo em que se toca.

Como deve limpar os acessórios?

O método deve ser o mesmo que utiliza para lavar as mãos, ou seja, água e sabão. Se as suas jóias forem feitas de ouro, não tem de se preocupar, já que este material não enferruja e não mancha.

No entanto, os líquidos com sabão mais agressivos podem manchar as jóias se esta atitude for repetida com muita frequência e se permanecerem molhadas por muito tempo.

Para se livrar das bactérias, também é possível mergulhar os acessórios numa solução hidroalcoólica. Ela ataca diretamente o vírus para fazê-lo desaparecer. Esta solução é muito mais abrasiva que a água e o sabão. Portanto, corre o risco de danificar as jóias menos resistentes.