É assim que pode ir habituando o seu filho ao uso da máscara de proteção

iStock-1213037028 (1)
[Fotografia: iStock]

Depois de o Governo ter anunciado que passou a ser obrigatório o uso de máscaras ou viseiras em espaços públicos fechados, a população foi cedendo aos poucos. Ainda assim, sabemos que a adaptação a esta nova realidade não é fácil para ninguém. E no que diz respeito às crianças, a tarefa de se habituarem ao uso da máscara é mais díficil.

Para já, sabemos que as crianças com mais de seis anos são obrigadas a usar máscara de proteção individual nos estabelecimentos de ensino e nos transportes públicos, sendo que esta é a única situação em que o decreto-lei, publicado a 1 de maio, que altera as medidas excecionais relativas à pandemia provocada pelo Covid-19, faz referência concreta a menores.

Como tal, em situações como idas ao supermercado, centros de saúde ou viagens em transportes públicos, o uso de máscara passa a ser obrigatório para todas as idades.

Uma vez que as crianças estão habituadas à liberdade e é díficil manterem-se sossegadas com uma máscara de proteção durante algum tempo, para muitos pais surge a duvida de como dizer aos filhos que não pode tirar este novo acessório.

De forma a ajudar o seu filho mais novo a habituar-se ao uso da máscara, mostramos-lhe agora algumas dicas de como o pode fazer.

Peça-lhe para a ajudar a escolher uma máscara

Já que o seu filho vai ter de usar máscara obrigatoriamente, deixe-o escolher o modelo, se já tiver capacidade para o fazer. E mesmo que as esteja a costurar, peça-lhe para a ajudar com o processo, dando-lhe a tarefa de a decorar, por exemplo.

O objetivo é fazê-los sentir que a sua máscara específica é algo que eles escolheram e não algo que lhes foi impingido.

Use uma máscara ao pé do seu filho

Enquanto estiver na companhia dos mais novos, use uma máscara ao pé deles, mesmo se estiverem em casa. Isso mostra às crianças que não estão sozinhas na necessidade de usar uma máscara e ajuda-as a eliminar parte do medo que possam ter com metade do rosto coberto.

É importante que passe a mensagem de que o uso da máscara é confortável, caso contrário, as crianças vão perceber que o uso do item é uma fonte de ansiedade.

Pratique em casa

Tente incorporar a máscara de proteção individual nas atividades diárias dos seus filhos mais novos, mesmo que seja quando eles estão a brincar ou a ver televisão. Fazer isto vai mostrar à criança que se pode divertir na mesma ao usar a máscara.

Explique a razão de terem de usar máscara

Se o seu filho já tem idade suficiente de compreensão, certifique-se de que ele sabe por que é recomendado que use uma máscara: para se manter a si e aos outros seguros. Para crianças muito novas, pode ajudar comparar o uso da máscara a coisas que eles já sabem que fazem para se manterem limpos, como lavar as mãos.

Verifique se a máscara está realmente confortável

Nem todas as máscaras são criadas da mesma forma, e nem todas são confortáveis ​​para o rosto do seu filho. Olhe atentamente para a criança e certifique-se de que a máscara não está a impedir-lhe a respiração, mas não se esqueça que as regras para pôr uma máscara são exatamente as mesma de um adulto: devem cobrir com segurança o nariz e a boca.