É assim que se deve maquilhar de acordo com o formato dos seus olhos

iStock-613888046 (1)
[Fotografia: iStock]

Saber maquilhar-se bem é muito mais do que, simplesmente, colocar vários produtos no rosto. Há que conhecer as nossas características faciais, tais como o formato do rosto, nariz ou olhos, para saber qual a melhor maneira de aplicar maquilhagem.

No que diz respeito aos olhos e para decidir onde colocar cada produto, os maquilhadores profissionais têm de considerar, em primeiro lugar, o formato e o tamanho dos olhos. Depois, decidem em que direção o eyeliner deve ser inclinado para enfatizar o olhar.

Mas, como sabemos, nem todos os olhos são iguais e como a variedade é o tempero da vida, existem, entre outros, olhos amendoados, redondos, rasgados, fechados ou abertos.

A questão é: como saber o que se aplica a si e qual é a melhor maneira de os destacar? Se está à procura de algumas dicas sobre o que funciona particularmente bem para si, temos a solução.

À versão britânica da revista Glamour, maquilhadores profissionais como Lan Nguyen-Grealis, Adeola Gboyega e Zara Findlay explicaram quais as melhores maneiras de maquilhar cada tipo de olhos.

Olhos amendoados

O que são olhos amendoados?
“Os olhos amendoados tendem a ter uma forma oval, com os cantos externos ligeiramente virados para cima”, diz Adeola Gboyega à revista.

Olhos amendoados [Fotografia: Instagram oficial beyonce]

Como acentuá-los?
Para os especialistas, a melhor forma de acentuar este formato de olhos é utilizar um eyeliner suave apenas junto à linha das pestanas superiores. “Isso dá dimensão e forma extras e ajuda a alongar os olhos para uma aparência mais felina”, explica Lan Nguyen-Grealis.

Quanto à sombra, preste atenção onde aplica a cor. “Use uma cor mais profunda nos cantos externos dos seus olhos”, aconselha Adeola Gboyega. “E use uma cor mais clara na linha de água na parte inferior”, acrescenta Lan Nguyen-Grealis.

Olhos redondos

O que são olhos redondos?
“Os olhos redondos tendem a ser iguais em largura e altura, então há muito espaço para criar uma aparência bonita sem parecer exagerada”, refere Adeola Gboyega.

Olhos redondos [Fotografia: Instagram oficial katyperry]

Como acentuá-los?
“Mantenha as cores da sombra neutras no centro da pálpebra e adicione gradualmente tons mais escuros ao canto externo”, explica Lan Nguyen-Grealis, acrescentando que, se estiver a pensar em aplicar pestanas postiças, “use as que são volumosas e esvoaçantes no canto externo”.

Olhos rasgados

O que são olhos rasgados?
Os olhos rasgados não têm concavo, portanto há uma transição suave até o osso da testa.

Olhos rasgados [Fotografia: Instagram oficial lucyliu]

Como acentuá-los?
“Mantenha tons mais escuros o mais próximo possível da linha das pestanas superiores e depois arraste para fora”, aponta Lan Nguyen-Grealis

No que diz respeito ao eyeliner, “use os que são em gel de longa duração. Siga o formato dos olhos e pare onde sentir a redondeza do globo ocular”, acrescenta.

Olhos abertos

O que são olhos abertos?
“Os olhos abertos são ligeiramente diferentes dos olhos de amêndoa, porque os cantos externos dos olhos apontam para cima e a linha das pestanas inferiores parece mais longa que a linha das pestanas superiores”, diz Adeola Gboyega.

Olhos abertos [Fotografia: Instagram rihanarihana_]

Como acentuá-los?
“Pode criar facilmente uma aparência sensual e esfumaçada dos olhos, colocando uma sombra escura na parte central inferior. Não tenha medo que fique um pouco mais pesado na linha das pestanas inferiores, isso serve para equilibrar a forma do olho”, explica Adeola Gboyega. Zara Findlay concorda e acrescenta que “adicionar uma sombra suave de transição na linha das pestanas inferiores, de canto a canto, equilibra ainda mais o formato”.

Olhos fechados

O que são olhos fechados?
“Para os olhos fechados, trata-se de levantar os olhos, pois o canto externo fica mais baixo do que o canto interno do olho”, refere Adeola Gboyega. “O principal objetivo da sua maquilhagem é criar a ilusão de um olho mais levantado”.

Olhos fechados [Fotografia: Instagram oficial annehathaway]

Como acentuá-los?
“Para começar, aplique uma sombra clara em toda a pálpebra” diz Lan Nguyen-Grealis. “De seguida, aplique uma tonalidade média usando um pincel macio e aplique da esquerda para a direita ao longo do concavo. Isto contribui para levantar o olhar”, acrescenta.