É com estes ingredientes que pode aclarar o cabelo em casa

iStock-636026464 (1)
[Fotografia: iStock]

Quando chega o verão, muitas mulheres desejam por ter um cabelo com reflexos mais claros, de forma a estar em sintonia com a época. Apesar de existirem várias técnicas como o balayage, ombré ou madeixas, que incluem o uso de produtos químicos, há formas de aclarar o cabelo em casa de maneira a proteger os fios.

O uso de produtos naturais para desempenhar técnicas de clareamento do cabelo é mais demorado que num salão de beleza, mas pode ser feito de forma caseira sem apresentar danos para os fios.

Mas em contrapartida, os resultados do clareamento caseiro são mais subtis que os procedimentos que levam químicos.

É importante saber que o sol pode ser de grande ajuda no processo de clareamento caseiro, uma vez que sua ação tem o efeito de potenciar os resultados. Mas não se esqueça de proteger a pele e os próprios cabelos antes de se expor aos raios ultravioleta.

Assim, quem já tem os cabelos claros ou quer apenas iluminar os fios vai ficar satisfeito com algumas destas técnicas.

Chá de camomila

Ingredientes
Uma infusão de chá de camomila ou flores de camomila
Água

Preparação
Prepare o chá de camomila e deixe arrefecer. Com a ajuda de um algodão ou de um borrifador, aplique o chá nos cabelos já lavados. Coloque uma touca de banho e deixe atuar por 20 minutos.

Leite

Ingredientes
Um copo de leite;
Três infusões de chá de camomila.

Preparação
Ferva o leite. Acrescente as infusões de camomila e espere até arrefecer. Aplique a mistura nos cabelos e deixe atuar por 30 minutos.

Mel

Ingredientes
Uma chávena de mel
Duas colheres de azeite
Uma colher de vinagre

Preparação
Mexa os ingredientes até obter uma mistura homogénea. Aplique a mistura nos cabelos lavados e ainda húmidos. Deixe atuar por, pelo menos, 30 minutos. Quanto mais tempo, melhor o resultado.

Canela

Ingredientes
Duas colheres de canela em pó
Três colheres de amaciador

Preparação
Mexe os ingredientes até ter uma mistura homogénea. Aplique-a nos cabelos húmidos. Deixe atuar por quatro horas e lave bem.

Vinagre

Ingredientes
Vinagre de maçã
Água

Preparação
Misture uma parte do vinagre de maçã em seis partes de água. Lave os cabelos com a mistura e deixe atuar por 15 minutos.

Sal

Ingredientes
Sal
Água

Preparação
Misture uma parte de sal para cinco partes de água. Lave o cabelo com a mistura. Deixe atuar por 15 minutos.

Sumo de limão

Ingredientes
Dois limões
Água

Preparação
Extraia o sumo dos limões. Dilua o sumo de limão numa quantidade três vezes maior de água – para cada chávena de sumo, três chávenas de água. Coloque a mistura num borrifador e aplique nos cabelos. Deixe atuar por até 30 minutos.