É exatamente a esta temperatura que deve tomar banho

pexels-armin-rimoldi-5269515
[Fotografia: Pexels/Armin Rimoldi/ Pexels]

Adora tomar banho de água demasiado quente? Ou, pelo contrário, muito fria? Saiba que existe uma temperatura ideal para o fazer, de forma a evitar que a sua pele fique demasiado desidratada ou mesmo envelhecida. Veja porque é que tomar banho de água muito quente ou muito fria pode ser prejudicial para si.

Segundo o dermatologista José María Ricart, entrevistado pela revista feminina S Moda, a temperatura normal da água nas lojas, hotéis e até casas é entre os 24 e os 25 graus. “Quanto mais alta é a temperatura, mais seco fica o ambiente, especialmente se existirem sistemas de ar condicionado. Com isto, a pele é que acaba por ficar em pior estado”, explica o especialista, acrescentando ainda que “a secura ambiental faz com que se desgaste a barreira protetora da pele, o que acaba por provocar ardor ou escamação da pele. Isto pode, inclusive, piorar algumas patologias da pele como a psoríase ou a rosácea“, termina por dizer.

Mas os problemas não se resumem apenas a estar num local com excesso de calor. As mudanças bruscas de temperatura são também muito pouco benéficas para o bem-estar da nossa epiderme. Sara Carrasco, também dermatologista entrevista pelo mesmo meio, assinala estas e outras consequências: “Os contrastes de temperatura que se geram entre o ambiente exterior e interior são muito prejudiciais. E poucas pessoas se lembram de ainda um outro fator: os sistemas de calefação aumentam a poluição, o que envelhece a pele de forma prematura”, defende ainda.

A oscilação drástica da temperatura provoca uma série de reações na nossa derme. “Aumenta a perda de água na pele, produz vasodilatação de pequenos micro capilares, que acabam por se partir com maior facilidade e, inclusivamente, estimulam a inflamação de pacientes que tenham rosácea”, continua a especialista.

E se pensa que tomar banho com água fria a vai ajudar a evitar estes problemas, pois então desengane-se. O dermatologista José María Ricart afirma que “quando a temperatura baixo para menos de 15 graus, a pele pode ficar em stress térmico. Os vasos sanguíneos bloqueiam, para que não percam calor, e isto é prejudicial para a circulação e oxigenação do sangue na pele. No caso de peles mais maduras, contribui ainda para o aparecimento de rugas de forma prematura“, explica.

Os dois especialistas entrevistados chegam então a uma conclusão face à temperatura ideal para se tomar banho: entre os 21 e os 23 graus, uma vez que a nossa pele está “mais acomodada a estes valores”.

Claro está que quando vai, por exemplo, para um hotel, pode não conseguir propriamente controlar a temperatura da água, mas há soluções – e passam pela cosmética. “Não podemos manejar todos os fatores externos, mas podemos preparar a nossa pele para que resista melhor à agressão térmica”, confirma o mesmo especialista. “Na nossa rotina de inverno, devemos incorporar elementos de limpeza suaves e respeitosos como as águas micelares e os leites de limpeza”, aconselha. Beber muita água e evitar os banhos muito quentes ou muito frios no resto dos dias irá facilitar também o processo.