É isto que acontece ao seu corpo quando come aipo

iStock-623751248 (1)
[Fotografia: iStock]

Todas sabemos que os vegetais são a base de qualquer dieta. Legumes como a beringela, nabo, couve ou aipo são os nossos melhores amigos quando chega a altura de perder peso. Mas, para além de ajudar nessa tarefa, o aipo traz muitos mais benefícios do que pode imaginar.

É rico em água, fazendo-o um dos alimentos mais satisfatórios e tem poucas calorias. No entanto, existem outros nutrientes na sua composição que oferecem benefícios à saúde e beleza.

Saiba agora quais eles são e comece já a inserir este vegetal na sua dieta.

Desintoxica o corpo

O aipo é um ótimo diurético e aliado para a perda de peso, graças aos altos níveis de potássio e sódio que melhoram a capacidade do sistema linfático. Para além disso, as suas propriedades limpam o corpo de ácidos e resíduos tóxicos.

Acalma o sistema nervoso

Os minerais do aipo são anti-inflamatórios que acalmam o sistema nervoso e podem até funcionar como sedativos. Comê-lo regularmente combate o stress, a ansiedade e a insónia.

Promove a digestão

A combinação de fibras e sódio presentes neste vegetal ativa o trânsito intestinal, pois facilita a decomposição dos alimentos. Isso resulta em menos constipação, inchaço abdominal e flatulência.

Limpa e hidrata a pele

O aipo é composto por mais de 90% de água, o que é ótimo para hidratar, limpar toxinas e iluminar o rosto. Como se isso não bastasse, contém vitaminas que fazem bem à pele, pois estimulam o colagénio para que o rosto não perca elasticidade ou juventude.

Promove o crescimento do cabelo

O aipo tem vitamina A que equilibra a produção de gordura no couro cabeludo, interrompe a queda, promove o crescimento e melhora a aparência no que diz respeito à textura e brilho dos fios.

Remineralização o corpo

Ativos como a vitamina C, ácido fólico e cálcio presentes no aipo, reabastecem a perda de minerais após a menstruação. Por sua vez, estes ativos normalizam este processo – juntamente com a menopausa -, tornando o aipo um grande aliado para a vida das mulheres.