É isto que as ‘selfies’ fazem ao nariz, ao queixo e à procura por cirurgias

estudo selfies nariz cirurgia plástica rosto cara saúde
[Fotografia: Unsplash/Laura Chouette]

Médicos da Sociedade Americana de Cirurgia Plástica garantem que as “selfies” captam uma distorção do “verdadeiro” rosto, enganando as pessoas que depois procuram cirurgias por não estarem satisfeitas. Bardia Amirlak, cirurgiã membra da associação, avançou que o nariz nas fotografias frontais, por norma, parece mais “longo e largo” do que na realidade é.

A equipa de profissionais de saúde foi mais longe, assumindo que as selfies e redes sociais tiveram um grande impacto nas pessoas, dando fama à cirurgia estética.

Perante o estudo, que incluiu 30 inquiridos, os cirurgiões chegaram à conclusão que nas selfies tiradas com um smartphone de 12 polegadas, o nariz apareceu mais longo em 6,4% e 4,3% em fotos com smartphones de 18 polegadas.

Entre as conclusões, destaque ainda para a redução do tamanho do queixo de 12% nas selfies de 12 polegadas, causando uma discrepância maior entre o queixo e o nariz.

“À medida que a popularidade das selfies aumenta, é crucial entender como elas distorcem as características faciais e como os pacientes utilizam para se comunicar”, explicaram os autores do estudo.