É isto que tem de fazer para que a sua tatuagem pareça como nova

iStock-1168110319 (1)
[Fotografia: iStock]

Quem gosta de tatuagens, sabe que o compromisso de ter algo permanente e significativo marcado na pele requer vários cuidados. Afinal, depois de fazer uma tatuagem, ao longo do tempo, vai notar que ela começa a perder a cor. Mas se quer que daqui a dez anos ela continue a parecer tão fresca como no dia em que a fez, há dicas que deve seguir.

Linhas esborratadas e o desaparecimento da cor não são a aparência que queremos, por isso é importante que, uma vez que o tatuador cuide da própria tatuagem, recebamos dicas sobre cuidados posteriores da tatuagem para desempenhar a nossa parte na manutenção.

À versão britânica da revista Glamour, a tatuadora Hayley Hayes deu as principais dicas de cuidados posteriores que, se mantidos, vão garantir que a tinta permaneça em perfeitas condições.

Papel aderente para peças coloridas

Segundo a tatuadora, nem todas as tatuagens precisam de ser envolvidas em papel aderente depois de feitos. Isso depende do tamanho e posicionamento. Quando se trata de peças grandes e coloridas, Hayley Hayes diz que é prudente envolvê-las. “Peças pequenas e exclusivamente de linha devem estar cobertas”, disse a especialista acrescentando que “se a tatuagem estiver sob a roupa, é melhor embrulhá-la, especialmente se for mais do que apenas um trabalho de linha”.

Mantenha a tatuagem limpa, mas não encharcada

Uma tatuagem nova é uma ferida, por isso é importante mantê-la limpa para evitar infeções. “Ela precisa de ser limpa regularmente, principalmente nas primeiras 24 a 48 horas”, explica a tatuadora. Pode molhá-las, mas “não devem ficar submersas ou encharcadas“, por exemplo, no banho ou na natação.

Evite muito sol e seja mais diligente com protetor solar

Enquanto a sua tatuagem estiver a cicatrizar, fique longe do sol o máximo possível, principalmente se tiver uma tatuagem colorida. “Depois de curada, o protetor solar regular deve ser aplicado”, aponta Hayley Hayes. “Se quiser manter a cor vibrante, use um fator alto de proteção“, acrescenta.

Não arranque a crosta

Os pós-cuidados com tatuagens coloridas são um pouco diferentes do que as normais. Isso acontece porque as tatuagens coloridas, geralmente, significam mais danos para a pele e um tempo de cicatrização mais longo. Por mais tentada que possa estar, evite pegar em qualquer crosta da cicatrização. “A crosta puxa a tinta e provavelmente a cicatriz, dificultando o retoque“, diz a tatuadora.

Hidrate duas vezes por dia

Mantenha a sua tatuagem bem hidratada com um bom hidratante sem perfume. “Aplique uma ou duas vezes ao dia, ou apenas quando pele/tatuagem secar, o que pode variar dependendo do tipo de pele, tamanho e localização da tatuagem”.

Boa pele significa boas tatuagens

Hayley Hayes explica que tudo o que é bom para a sua pele – dieta nutricional, beber muita água e ficar atento ao sol – também beneficiará a sua tatuagem.