É isto que tem de saber antes de pintar o cabelo pela primeira vez

cabelo
[Fotografia: iStock]

Pintar o cabelo pela primeira vez pode ser uma experiência, no mínimo, surpreendente. Afinal, não sabe se a cor vai ficar exatamente igual à que idealizou. Mas um bom trabalho de coloração pode transformar totalmente todo o seu visual.

Quer queira passar a ser loira, morena, ruiva ou, simplesmente, pintar o cabelo de outra cor radical, há vários fatores que deve ter em conta antes de se dirigir a um cabeleireiro para fazer o trabalho.

A pensar em todas as mulheres que querem mudar de visual, pintando o cabelo pela primeira vez, o Delas.pt reuniu quatro aspetos que deve saber antes de tomar a sua decisão.

1- Avalie as manutenções que vão ser necessárias após tingir o cabelo

Existem determinadas cores de cabelo que precisam de mais cuidados que outras. Por essa razão, é importante pensar bem na cor que quer antes de tingir o cabelo.

Uma vez que o cabelo cresce, em média, pouco mais do que um centímetro por mês, não importa o quão bem trate dos seus fios, o facto é que é inevitável fazer com que a raiz não comece a surgir. Por esta razão – e apesar de existirem técnicas que permitem disfarçar a raiz em casa -, deve ter em consideração se está disposta a gastar dinheiro todos os meses para fazer a manutenção da cor.

Se a sua resposta for não, opte por escolher uma cor próxima à sua natural, para que as raízes não fiquem tão percetíveis. Para além disto, pode também optar por outras técnicas como o ombré ou o balayage, que são mais fáceis de manter.

Deve também ter em conta de que os tons vermelhos são os mais difíceis de alcançar e manter.

2- Antes de marcar a sessão, peça os preços da coloração

Os preços para colorir o cabelo variam consoante o salão de cabeleireiro. Para além disso, também depende muito de que tipo de trabalho vai fazer. Para não ser surpreendida com um preço exuberante ao chegar ao salão, é preferível saber de antemão quanto vai ter de gastar.

3- Tenha em mente o seu tom de pele e cor natural

Antes de ir ao salão lembre-se de que certas cores ficam diferentes nos vários tons de pele. Se tiver um tom de pele mais rosa, opte por tons mais frescos e acinzentados. Se o seu tom de pele for amarelado, escolha cores quentes como o loiro. Mas antes de tingir o cabelo, fale com o seu cabeleireiro para que ele a ajude a escolher qual o tom certo para o seu tipo de pele.

4- Saiba que não pode não ficar com a cor que quer na primeira tentativa

Antes de o cabelo atingir o tom que deseja, tem de passar pelos tons subjacentes ao que quer. Se assim não for, corre o risco de danificar o cabelo, sendo por isso que vários profissionais optam por fazer o trabalho por etapas.