É nestes detalhes que a maquilhagem de verão é mesmo diferente

iStock-1180487336 (1)
[Fotografia: iStock]

Da mesma maneira que adaptamos o que vestimos à estação do ano, também devemos utilizar maquilhagem adequada ao mês do ano em que nos encontramos. A nossa pele muda no verão devido às condições climatéricas e por isso precisa de cuidados diferentes.

Hidratar sem brilhos

Com o calor a pele tem tendência a desidratar mais, apesar de quando exposta a temperaturas muito altas, criar brilhos e ficar oleosa facilmente, é por isso que devemos escolher bases em pó ou mousse, pois estas são muito mais leves e matificastes que as líquidas. Já para combater a desidratação o ideal é usar creme hidratante sempre, mesmo quando aplicamos protetor solar, nos dias em que faz praia o ideal é utilizar um creme de noite mais rico, ou uma máscara hidratante uma vez por semana. Sendo ainda fundamental beber muita água.

A cor certa

Com a exposição solar a nossa pele começa a ficar bronzeada e por isso é fundamental adaptar o tom da base e dos corretores. Esqueça o anti-olheiras que usa no inverno porque vai ficar com dois circular bancos à volta dos olhos. Além de escolher os tons certos para unificar a pele é ainda importante adaptar o tom de blush e de iluminador. Quando a pele se torna mais castanha são os tons mais alaranjados que ficam melhor nas maças do rosto, em detrimento dos rosa que ficam melhor em pele claras. Quanto ao iluminador é importante que os reflexos se aproximem do tom de pele mais bronzeado para que não fique com um aspeto muito artificial.

Não queremos borrar a pintura

O calor é o inimigo número um da maquilhagem duradoura, por isso se tem uma festa nos meses quentes do ano o ideal é usar um bom fixador de maquilhagem. Outros bons aliados são ainda os papéis absorventes que lhe retiram o excesso de oleosidade do rosto, e a maquilhagem à prova de água que é muito mais resiste que as fórmulas normais. Lembre-se ainda de andar com o pó bronzeador na carteira para retocar a pele ao longo do dia.

Cores fortes sim ou não?

Não há nenhuma regra que nos diga que no verão não devemos usar maquilhagem garrida, mas há uma regra que nos diz: se carregar nos olhos, simplifique os lábios. Se destacar os lábios, mantenha-se simples nos olhos. Esta regra serve para todo o anos, mas no verão ganha especial destaque, já que as cores fortes se destacam ainda mais quando temos a pele mais escura.