É por estes motivos que temos acne na idade adulta

Uma das patologias de pele mais comuns nas mulheres adultas da atualidade é a acne. Afeta cerca de 40% das mulheres a partir dos 25 anos e é um dos assuntos do dia na dermatologia. Apesar de não haver ainda uma explicação para esta percentagem, há vários motivos na sua origem.

Algumas mulheres tiveram a sorte de nunca ter acne na adolescência, apenas para ele surgir na idade adulta. Outras tiveram e voltaram a ter, outras nunca deixaram de ter. Seja como for, a acne da idade adulta não é igual às borbulhas da juventude. Esta é mais resistente e afeta sobretudo queixo, pescoço, peito e costas.

Segundo Vasco Coelho Macias, dermatologista da Clínica Ibérico Nogueira, há sete motivos na origem desta acne. Um deles é a genética, mas manifesta-se apenas em metade dos casos. Os outros seis têm a ver essencialmente com o nosso estilo de vida e com as consequências do mesmo a longo prazo. Aqui incluem-se o stress, as alterações hormonais, mas também a toma excessiva de medicação.

O uso de produtos de cosmética oclusivos, que impedem a pele de respirar, são outro fator. Devemos aplicar na nossa pele apenas produtos oil-free ou não comedogénicos – característica válida em cremes e maquilhagem. Se não o fizermos, corremos o risco de contaminar a pele ou propagar a acne.

Para saber todos os fatores apontados pelo dermatologista para esta patologia veja a galeria acima.

[Imagem de destaque: iStock]

Acne: a patologia que afeta quase metade das mulheres em idade adulta

A característica obrigatória nos cremes hidratantes para quem sofre de acne