É por isto que nos sentimos tão cansadas, mesmo estando em casa

iStock-1127272652(1)

Provavelmente tem-se vindo a deparar com este cenário nos últimos tempos: acorda já cansada, passa o dia com bastante sono e parece que não há nada que lhe dê energia para continuar com as suas funções e tarefas do dia a dia. Não desespere, não é a única.

A verdade é que, devido à pandemia da Covid-19, muitas foram as pessoas que viram os seus dias reduzidos a tarefas entre quatro paredes ou a pequenos passeios higiénicos durante curtos períodos de tempo. A inércia e, principalmente, o stress são os grandes culpados pela falta de energia generalizada que muitas pessoas têm vindo a sentir.

Videochamadas ao rubro, horas a trabalhar no sofá, sessões de cinema que nunca mais acabam… é assim que os nossos dias têm sido, sendo que o seu corpo está mais parado do que nunca. Especialmente pensando nas rotinas atarefadas que todos nós costumávamos ter. A verdade é que embora o nosso corpo esteja mais parado, a cabeça, muitas das vezes, está ainda mais a mil. Para não falar do stress! Assim sendo, o cansaço é muito mais psicológico do que propriamente físico.

Stress – o maior inimigo do corpo humano

Embora existam alguns fatores stressantes que são úteis para o nosso foco e maior perspicácia em resolução de problemas – tais como quando precisa de cumprir um prazo apertado ou precisa de desviar o carro numa situação de emergência – a verdade é que o stress a longo prazo não é, de todo, benéfico. A incerteza provocada pelo Covid-19, bem como o stress que advém dessa situação, acabam por causar desgaste psicológico e, consequentemente, físico.

“As pessoas enfrentam diariamente desafios que ativam o seu sistema nervoso, por isso, é normal que o tipo de resposta seja de luta ou fuga”, afirmou Craig Sawchuk, psicólogo da Clínica Mayo, entrevistado pelo HuffPost. “Nós libertamos uma hormona especifica que nos ajuda a manter a adrenalina e o cortisol, que são bons. E é normal que o nosso corpo possa ativar esse interruptor nestes momentos. No entanto, não é bom que esta seja uma constante nas nossas vidas. E é aí que encontramos estes problemas físicos”, explica o especialista.

Segundo o mesmo especialista, quando o nosso cérebro está constantemente a tentar adaptar-se ao clima de medo, incerteza e de novos desafios, é normal que se desgaste mais e que sintamos um stress não apenas emocional e psicológico como também físico. E é aí que entra a nossa falta de energia e cansaço constante.

Manter-se hidratada, ter uma alimentação saudável e praticar algum tipo de desporto ou exercícios de relaxamento vão ajudá-la a melhorar o seu dia e o seu bem-estar.