É por isto que sabe tão bem fazer sexo depois de uma discussão

iStock-956369394sexo

O sexo depois das pazes feitas ou, digamos, o sexo depois de uma discussão acesa, é uma cena icónica do cinema e da vida real. E, apostamos, já quase todas passámos por isso. Mas porque é que é tão bom? A ciência explica tudo e diz-nos a razão pela qual ficamos tão excitadas depois de uma discussão.

Embora aconteça bastante nos filmes, a verdade é que na vida real este cenário também se impõe: depois de uma discussão temos mais vontade de fazer sexo com o parceiro ou parceira com quem discutimos. A revista feminina Cosmopolitan falou com terapeutas, sexólogos e psicólogos e reuniu algumas explicações interessantes que esclarecem a relação entre o ‘ficar chateada’ e o ‘ficar excitada’.

Veja tudo abaixo e entenda as razões:

Primeiras culpadas: hormonas

Claro está que as primeiras grandes culpadas tinham de ser as hormonas. A verdade é que durante uma discussão várias são as hormonas libertadas, nomeadamente testosterona, adrenalina e cortisol, que é a hormona do stress. Jenni Skyler, sexóloga, explica que depois de passar o efeito dessas hormonas o corpo acaba por ansiar pela aproximação que o sexo proporciona.

Depois do orgasmo e do prazer, o corpo aumenta os níveis de serotonina, dopamina, adrenalina e oxitocina, as hormonas da felicidade e amor, explica o especialista em relações Andrew Aaron. Ou seja, se durante a discussão as hormonas libertadas acabam por irritá-la cada vez mais, as hormonas pós-sexo acalmam, trazendo um sentimento de satisfação, poder e segurança. Tudo isto combinado acaba por melhorar – ainda mais – o sexo.

A evolução do homem importa

Ter relações sexuais depois de uma discussão onde a raiva impera faz com que se desbloqueie uma parte primordial e até primitiva do nosso psicológico. “O sexo depois de uma discussão proporciona alívio, mas também cria uma maior excitação. Isto porque deixamos de nos sentir ameaçados e começamos a sentir-nos triunfantes, porque sobrevivemos à ameaça a que estávamos expostos”, afirma o mesmo especialista em relações. O sexo é quase como que uma comemoração do corpo, ao ficar excitado, por sobreviver a algo ‘perigoso’.

Ansiedade e excitação em sintonia

Tanto a ansiedade como a excitação criam alguns padrões semelhantes no nosso corpo: aumentam a nossa frequência cardíaca, fluxo sanguíneo e a respiração. “É normal que uma dessas emoções se transfira para a outra”, explica o sexólogo Robert Thomas. Ficamos ansiosos ao discutir, libertando estes sentimentos, que acabam por se transformar em vontade de fazer sexo – daí saber muito melhor e ser tão conhecido.

Necessidade de fazer as pazes e perdoar

É normal que, depois de uma discussão acesa em que, provavelmente, ambos se exaltaram e até disseram algumas coisas que não queriam, sintam o desejo de restabelecer o contacto e a conexão entre os dois e, claro está, perdoarem-se mutuamente. O sexo é quase como que uma forma de restabelecer o vínculo entre o casal.