E se Lady Gaga ganhar um Oscar?

laday1

‘Til it happend to you’ é uma música interpretada por Lady Gaga e escrita em colaboração com Dianne Warren para o filme ‘The Hunting Ground’. A canção nomeada para os Oscars na categoria de Melhor Canção tem como tema a violação e o abuso sexual. Esses são também os temas centrais do filme que, em registo documental, expõe uma realidade oculta das cidades universitárias do EUA – as relações sexuais sem consentimento.

Se Lady Gaga ganhar o Oscar confirmam-se todas as expectativas, já que esta temporada de prémios tem sido generosa para a artista, começando pelo Golden Globe que a artista conseguiu com a sua participação em American Horror Story. Mas mais do que um prémio para a artista, esta nomeação já está a ser vista como um prémio para a causa dos direitos sexuais da mulheres americanas, como a própria Lady Gaga disse recentemente:

“Os Oscars nomearam este tema ao nomearem esta canção. Agora os media estão a falar sobre o assunto e espero que o façam da forma que o assunto merece. Assim podemos chegar a mais pessoas. Quando uma organização como a Academia dos Oscars que acredita no talento diz: “Estou preocupada contigo” isso significa a mensagem chega a mais pessoas, às pessoas que ouvem a canção e que passaram por um episódio semelhante.”

No vídeo da música pode ler-se que “uma em cada cinco mulheres será violada [nos EUA], este ano, a não ser que alguma coisa mude.

‘Til it happend to you’, numa tradução livre ‘Até te acontecer a ti’, está nomeada como melhor banda sonora do documentário ‘The Hunting Ground’ /’Terreno de Caça’ e concorre com as bandas sonoras de ‘Cinquentas Sombras de Grey’, ‘Racing Extinction’, ‘Youth’ e ‘Spectre’.