
Sentir-se mais em baixo ou ter um pensamento mais negativo é perfeitamente natural e até humano, pois ninguém consegue manter um sorriso no rosto o tempo todo.
Contudo, a verdade é que pode conseguir extrair algo de bom esses sentimentos mais cinzentos que por vezes sente. Já para não dizer que quanto mais tenta reprimir ou esconder o seu lado mais cinzento pode fazer mais mal que bem e piorar a situação.
Lembre-se que todas as emoções são válidas e necessárias para manter um bom equilíbrio.
Desta forma deve aprender a tirar o máximo proveito das suas emoções negativas.
Uma das coisas que deve fazer é rotular aquilo que está a sentir, ou seja, perceber se é stress, ansiedade, medo ou tristeza.
Outra dica é trocar a frase “eu sou” por “eu sinto isto”, por exemplo “eu sinto-me ansiosa”, desta forma está a criar uma separação entre si e a emoção negativa. Se fizer este exercício vai reforçar que o que está a sentir é passageiro e não algo permanente.
Deve ainda tentar perceber o motivo pela qual se sente assim. Se conseguir chegar a essa conclusão vai ser mais fácil controlar o que sente e ultrapassar esse período mais delicado.
Faça questões como “o que aconteceu para eu ficar assim” e explore o que sente para que possa seguir em frente. Desta forma irá sentir-se mais confiante acerca da sua capacidade em lidar com problemas e em tomar medidas corretivas.