E se uma aplicação medir a taxa de álcool no sangue?

alcool

Alcooladora: Esta ‘app’ promete calcular a taxa de álcool presente no sangue. A iniciativa partiu da Associação Nacional de Empresas de Bebidas Espirituosas (ANEBE) e pretende estimar a taxa de alcoolemia após a ingestão de bebidas alcoólicas.

Numa altura em que as celebrações e a vida noturna estão mais travadas devido aos riscos que decorrem da pandemia provocada pelo novo Coronavírus – e em que as entidades têm alertado para a possibilidade de maior ingestão de álcool em casa – esta ‘app’ pretende dar informação extra sobre o consumo dessas mesmas bebidas. Para poder consultar a aplicação terá, uma primeira fase, de se registar, havendo restrições de acesso para os menores de idade.

“O consumo excessivo de bebidas alcoólicas é uma das maiores preocupações e prioridades de ação da ANEBE e de toda a indústria das bebidas espirituosas”, ressalva, em comunicado, João Vargas. O secretário-geral da associação afirma que “esta aplicação representa um passo adicional no compromisso permanente com a responsabilidade social de prevenção em matéria de álcool.”

Por isso, prossegue o responsável na mesma nota, “é nossa responsabilidade aumentar o leque de escolhas para os consumidores terem o máximo conhecimento sobre os produtos que estão a consumir e que efeitos no seu organismo e, obviamente com isso, mitigar o consumo excessivo e abusivo do álcool”.

João Vargas aponta um maior uso da aplicação quando a “vida voltar à normalidade”, mas crê que se trata de “uma importante ferramenta para reforçar a segurança rodoviária, bem como a indicação do histórico de consumo individual”.

A app, que não substitui qualquer ferramenta legal, é um projeto da associação que foi desenvolvido em parceria com o IADE – Creative University da Universidade Europeia, dirigida exclusivamente a adultos com idade legal para consumo de bebidas alcoólicas. Um projeto que surgiu na sequência de um trabalho de final de curso do ex-aluno, Bruno Costa, com supervisão de Bruno Silva e que a ANEBE potenciou para o público em geral através do seu programa de #responsibledrinking “Beba Com Cabeça”.