Vem aí uma granola com sabor a café e outras para perfis desportivos

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[Fotografia: DR]

Menos açúcar, mais mel e tâmaras. É com estes ingredientes de base adocicados que Catarina e Tomás Borges Castro compõem as granolas que asseguram ser saudáveis e nutritivas e que nasceram há quatro anos, numa cozinha em Alcabideche, em Cascais.

Numa altura em que lançam a nova granola “surreal” e para fãs de café – com avelã, o cacau e a baunilha – e sonham com a “internacionalização” e com a criação de um “departamento científico – criativo”, Catarina Borges Castro fala ao Delas.pt sobre a Eattitude e de como, pelas refeições, uma cozinha familiar teve de se adaptar para produzir uma tonelada de granola por mês.

Entre os segredos de sucesso, a responsável vinca: “Não utilizamos ingredientes com nomes esquisitos que ninguém sabe o que são.”

O que tiveram de fazer para adaptar esta empresa familiar à produç\ao de uma tonelada de granola por mês?

A confeção da granola continua a ser manual, aliás o processo é o mesmo desde o tempo em que cozinhávamos em casa, a diferença é que os fornos e batedeiras são de grande dimensão. Onde realmente mecanizámos o processo foi na parte de embalamento.

Em que é que estas granolas diferem das que se apresentavam já no mercado?

A nossa grande diferença deveu-se ao baixo teor de açúcar e a isenção de glúten aliados a um sabor fantástico. Na altura, não havia muitas com todas estas características. No entanto, hoje em dia já há uma grande variedade de granolas biológicas no mercado, umas com mais açúcar que outras, umas vegan, outras paleo, mais ricas ou mais simples, há para todos os gostos. Porém, passados quatro anos o feedback mais comum que recebemos dos nossos clientes vai ao encontro ao ótimo sabor. Isto deve-se não só à composição da receita, como também à qualidade dos ingredientes. Não utilizamos qualquer tipo de aditivo e a nossa listagem de ingredientes, para além de curta, é totalmente transparente: é tudo natural, não utilizamos ingredientes com nomes esquisitos que ninguém sabe o que são. Decidimos também que a nossa imagem seria colorida, feliz e até insólita, refletindo a sensação de comer uma granola tão boa, tão cheia de sabor e totalmente saudável. Demos nomes, criámos ilustrações e criaturas insólitas e a nossa imagem nasceu, assim, para pessoas saudáveis, felizes e apaixonadas pela vida.

Que cuidados especiais relativamente à presença de açúcares têm? Que produtos de substituição usam? Ou tentam mesmo anular o açucarado?

As granolas precisam de um elemento doce na receita, até para serem deliciosas e crocantes, pelo que não anulamos o açucarado. Em vez disso, utilizamos ingredientes naturais e mais saudáveis como o mel e as tâmaras, obtendo um bom compromisso entre o sabor, a textura e a quantidade de açúcar na tabela nutricional.

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[Fotografia: DR]

Quais as receitas que estão a ser preparadas?

Para já, podemos dizer que a curto prazo iremos lançar duas granolas: esta de café com um sabor muito inovador e outra desenvolvida para diferentes perfis de atividade física.

O que significa para a marca a entrada nos canais de grande distribuição?

Desde que fundámos a Eattitude, temos como objetivo democratizar o acesso à alimentação saudável. Entrar na grande distribuição é um passo para chegar a mais pessoas com a nossa proposta de cereais saudáveis. É nos hipermercados que a grande maioria das pessoas se abastece e produtos Eattitude nas prateleiras das grandes superfícies ajudará a desmistificar a ideia de que a alimentação saudável tem que ser cara. Vamos entrar com preços muitos competitivos e esperamos, com este passo, aumentar a produção e melhorar a saúde dos consumidores.

Quais os próximos objetivos? Continuar a diversificar na granola, seguir para outros produtos? Se sim, quais?

Os próximos objetivos são diversificar a gama de produtos e entrar em novos mercados internacionais. Eu e o Tomás estamos a trabalhar em novos produtos, diferentes dos existentes, e estamos inclusivamente a criar um departamento científico-criativo que nos ajudará a selecionar os melhores ingredientes e combinações com o objetivo de obter produtos muito interessantes do ponto de vista nutritivo e, de facto, relevantes na promoção de hábitos saudáveis e de uma alimentação que contribua realmente para a saúde das pessoas.