Educação física e matemática. Há mais em comum do que imagina

crianças ler
[Fotografia: DR]

Na verdade, dança, artes marciais e desportos coletivos de alta intensidade têm um grande impacto nos resultados das crianças porque são cognitivamente desafiadores.

De acordo com um estudo publicado no British Journal of Sports Medicine, o exercício físico aumenta as habilidades cognitivas por meio de vários mecanismos neurobiológicos diretos e indiretos, psicológicos e comportamentais.

Portanto, ao invés de apenas aumentar o número de aulas de educação física por semana, as escolas deveriam considerar a melhoria da qualidade e intensidade das aulas, de modo a aumentar a capacidade intelectual das crianças para ajudá-las a atingirem os resultados pretendidos em disciplinas como matemática.

“As escolas devem dar mais ênfase à educação física não apenas para melhorar a saúde dos alunos, mas também para aumentar o desempenho nas aulas”, destacam os autores.

Uma indicação que chega dos estudos depois de ter sido concluído recentemente que a natação está entre os desportos que melhor favorece a aprendizagem de vocabulário de crianças.