Cinco efeitos negativos de uma mudança drástica na alimentação

Sabe quando chega a altura em que começa a fazer dieta e decide, autonomamente, cortar em quase todos os alimentos? Pois bem, Patrícia Almeida é nutricionista no Hospital Santa Maria e garante que perante essa atitude podem surgir problemas de saúde que afetam o seu organismo e o decorrer normal do dia a dia.

“Se comer abaixo das necessidades e com restrições que impliquem défices nutricionais é claro que pode sentir efeitos negativos no organismo”, afirma a especialista.

Tudo depende da dieta que pretende fazer e da reação do organismo à mudança. Dos efeitos negativos que a especialista fala, foram destacados alguns, como “défices de proteínas, de ácidos gordos essenciais, de fibra, de vitaminas e minerais”. Todos eles são essenciais para o bom funcionamento corpo e não devem ser completamente abandonados.

Não dá para especificar os alimentos que não deve deixar de comer. A nutricionista diz que “são muito difíceis de identificar, pois depende muito do objetivo da dieta em questão e de algumas características pessoais”, tais como a idade, a profissão e a prática de exercício. O mais importante é “comer de forma regrada, e com uma boa dose de nutrientes (independentemente da sua fonte), vitaminas, fibras e minerais”.

Queda de cabelo

Sim, há uma forte ligação entre um cabelo bonito e saudável com o tipo de alimentos que são ingeridos. Claro que “depende muito dos nossos hábitos e padrões alimentares”, no entanto quando há uma grande mudança no menu, o corpo ressente-se e o cabelo pode ficar carente de nutrientes e, consequentemente, mais frágil. “A queda de cabelo pode efetivamente estar relacionada com deficiências nutricionais”, afirma a nutricionista.

Patrícia Almeida recomenda ainda que, caso pretenda fazer uma mudança drástica na alimentação e se isso implicar comer de forma desequilibrada, “consulte um médico e/ou um nutricionista para uma melhor orientação”.

Percorra a fotogaleria e conheça alguns dos sintomas que podem ser o resultado negativo de uma mudança na alimentação, carente de nutrientes, proteínas, vitaminas e/ou minerais, essenciais para o bom funcionamento do organismo.

Deixe de comer estes alimentos para perder barriga numa semana

10 dicas para uma alimentação ‘low cost’