Eis a melhor hora para comprar sapatos e mais seis regras, segundo podologista

shoes verity-sanders-q4ExhrHaSLY-unsplash(1)
[Fotografia: verity Sandres/Unsplash]

O regresso ao trabalho físico tem sido feito paulatinamente e, com ele, começam a chegar os desafios de voltar a estar mais horas fora de casa e com novos velhos hábitos. Num adeus às peúgas e aos chinelos que tanta companhia fizeram em tempo de confinamento, saiba qual o melhor calçado a usar e, mais importante, como o escolher na hora da compra. Regras que se aplicam até às sapatilhas.

Ao Delas.pt, a podologista Fátima Carvalho revela que “é fundamental que a compra do calçado seja feita ao final do dia, pois é quando o pé se encontra mais dilatado”. Uma escolha que deve priorizar a medição face “ao comprimento do pé maior e do dedo mais comprido”.

Há, porém, mais recomendações essenciais deixadas ao Delas.pt pela especialista e que demonstram que a atenção aos detalhes têm toda a relevância neste caso. “Deve-se igualmente evitar costuras na zona anterior do pé. Por sua vez, o pé dentro do sapato deve deslizar um pouco. Não é recomendável comprar sapatos apertados e que não se adaptem ao pé”, especifica.

Fátima Carvalho lembra que é importante dar “preferência à pele natural, contraforte no calcanhar e frente ampla”. “É muito importante comprar sapatos em que a largura do tacão seja maior ou igual a dois centímetros e altura do salto seja até quatro”, indica ainda a especialista. Com calçado de salto alto com estas caraterísticas, a especialista não duvida que “pode ser utilizado durante todo o dia”.