Eis a mulher que está a desafiar Centeno no Eurogrupo

Dana Reizniece-Ozola

A ministra das Finanças da Letónia, Dana Reizniece-Ozola, é uma das candidatas à presidência do Eurogrupo (fórum de ministros das Finanças da zona euro), aquela política demonstrou interesse em assumir o cargo.
A única mulher que se apresenta à corrida tem 36 anos, quatro filhos, é campeã de xadrez, corre o mundo para participar nos campeonatos e integrou, em 28º lugar, a lista das pessoas que mais podem vir a mudar o mundo em 2017.

Esta governante disputa, com o homólogo português Mário Centeno, de 50 anos, o lugar antes ocupado pelo holandês Jeroen Dijsselbloem.


Recorde os ataques do presidente demissionário do Eurogrupo a Portugal


Ainda entre os candidatos estão também o ministro socialista da Eslováquia, Peter Kazimir, 49 anos, que terá apresentado – tal como a homóloga letã – a respetiva candidatura até ao prazo limite, apontado para esta sexta-feira, às 11h00.

A lista final de candidatos ao cargo de presidente do Eurogrupo será divulgada sexta-feira, 1 de dezembro, mas Mário Centeno deverá ter pelo menos a concorrência dos seus homólogos da Letónia e da Eslováquia. A eleição decorrerá na próxima segunda-feira, 4 de dezembro, em Bruxelas.

Imagem de destaque: DR