Estes são os temas de conversa que os casais sexualmente saudáveis têm

Saiba melhorar vida sexual confinamento sexo dicas covid-19
[Fotografia: Claudia Van Zyl/Unsplash]

Quer saber as conversas que todos os casais que são saudáveis a nível sexual? O site Fatherly entrevistou vários especialistas e compilou uma lista de seis coisas sobre as quais deve falar abertamente ou fazer.

Os casais têm conversas regulares sobre a sua vida sexual, sem qualquer constrangimento. É importante que conversem sobre o que cada parceiro/a na altura indicada.

Segundo a sexóloga Carol Queen, para existir uma conversa entre os dois sobre sexos, ambos têm de estar emocionalmente preparados. Só assim poderá existir uma boa comunicação entre o casal.

Para ajudar, os dois podem marcar uma hora para falarem sobre o assunto, ajudando a focarem-se mais quando for altura de dialogar sobre questões sexuais.

Quando chega a altura de fazer sexo é saudável marcar a data no seu calendário e fazer o planeamento das restantes ocasiões.

De acordo com Jackie Golob, conselheira de saúde mental e terapeuta sexual, isto vai fazer com que fale mais sobre sexo, porque vai estar ansiosa pela data, tornando-se assim mais natural o assunto.

“Casais saudáveis ​​podem provocar um ao outro até o sexo real”, referiu a especialista, acrescentando que a mente de cada pessoa vai imaginando a situação.

No que diz respeito ao que gosta, ou não, de fazer é fundamental que o diga. Deve fazer uma lista de desejos sexuais para que, entre o casal, existam discussões saudáveis e profundas para descobrir novas aventuras na cama.

Ao comunicar com o parceiro/a, vai fazer com que este se sinta mais seguro e confortável na relação, tal como afirmam os especialistas. Caso se mantenha calada, a situação a longo prazo pode piorar bastante, desligando o sentimento de desejo.

Num ambiente livre de julgamento, o casal deve falar sobre as coisas que mais excitam no momento e as que não devem ser feitas, sem tentar forçar o parceiro a explicar nada, evitando a discussão.

“Usar linguagem como ‘Tu és sempre’ ou ‘Tu nunca ‘ demonstra que estamos acusar o nosso parceiro e que só ele é responsável”, referiu Carol Queen sobre o que não se deve fazer.

Perante o está disponível, ou não, para fazer durante o sexo, os especialistas afirmam que deve fazer três colunas: uma em que colocas as coisas que gosta e que fará, na segunda coluna escreve as que vai tentar e, na terceira, as que não fará de qualquer maneira.

Por fim, elogie e fale, de forma positiva, com o parceiro sobre o desempenho sexual. Isto para que o seu companheiro ganhe confiança e fale à vontade sobre sexo.

De acordo com Jackie Golob, o nosso cérebro foca-se está programado para pensar negativamente e, após uma crítica negativa, são preciso três a cinco elogios para reajustar neuroplasticidade do cérebro.