Eis como fazer com que o seu cabelo fique mais espesso e saudável

iStock-1189891152(1)

Sabemos que existem certos sinais que nos mostram que está na altura de cortar o cabelo. Muitas foram as pessoas que decidiram, inclusive, aproveitar a quarentena para cortar o seu cabelo em casa. Sabemos igualmente que a hidratação dos fios é importante, mas será a única solução?

Se faz parte daquela fatia populacional que viu, nos últimos meses, mais cabelos no ralo da banheira ou na escova de pentear, saiba que não está sozinha. Stress, alterações hormonais, envelhecimento e mesmo pintar muitas vezes o cabelo são alguns dos motivos que podem levar a que esta situação aconteça e que o seu cabelo fique mais enraquecido e caia.

A revista feminina Elle falou então com os dermatologistas Adeline Kikam e Reyad Fritas para descobrir o que é que realmente pode fazer para impulsionar o crescimento do cabelo e para que os fios fiquem mais saudáveis no processo.

Veja abaixo algumas sugestões para que os seus cabelos fiquem mais espessos e saudáveis.

Reveja a sua dieta

“Os nutrientes que o nosso corpo precisa para garantir o crescimento saudável dos nossos cabelos e unhas podem ser facilmente adquiridos através de uma boa dieta”, afirma o especialista. “Esforce-se para ter uma dieta saudável e equilibrada em nutrientes que promovam a saúde dos cabelos, pele e unhas, tais como ácidos graxos, ómega 3, proteínas, selénio e vitamina D. Use também suplementos multivitamínicos se não conseguir apenas com a dieta”, termina por explicar.

Não abuse nos químicos

“Muitos clientes têm os cabelos finos porque são processados em químicos de forma excessiva“, garantem os especialistas. “Não há problema em usar corantes suaves sem amónia, mas descolorir e realçar a cor dos cabelos de forma constante não será útil para as pessoas que tentam deixar os cabelos mais espessos”, dizem.

Abuse nas máscaras capilares

Considere isto como sendo a desculpa perfeita para se dedicar a si mesma e mimar-se. Sabemos que as máscaras capilares fortalecem o cabelo, nutrindo-o com humidade e nutrientes, explicam os dois dermatologistas. Os especialistas afirmam que as máscaras de tratamento intensivo e restaurador são as melhores, porque podemos “ver um resultado mais rápido, especialmente com a queratina alfa, que une os cabelos e repara os seus danos. Funciona como uma espécie de sistema GPS, localizando as rachas do cabelo e preenchendo-as”, explicam.

Cuidados com os suplementos escolhidos

Ainda que existem muitos suplementos vitamínicos que sejam bons e que prometam o rápido crescimento do cabelo e unhas, não o faça sem aconselhamento médico, porque pode estar a ingerir substancias que não são as mais indicadas para si. “Antes de iniciar qualquer suplemento, verifique com o seu médico. O mercado multivitamínico é bastante desregulado e algumas dificuldades no crescimento do cabelo podem estar relacionadas à genética, como a alopecia androgenética”. Assim, aconselhe-se sempre.

Repense no seu champô e condicionador

“Elimine qualquer champô ou condicionador que contenha ingredientes agressivos”, dizem os especialistas. Ao fazer esta troca, garante ao cabelo todos os ingredientes nutritivos necessários, sem o danificar sem necessidade.

Não se esqueça do couro cabeludo

Muitas pessoas, mesmo que sem querer, acabam por fazer uma limpeza mais superficial do seu cabelo, não chegando bem com os dedos ao escalpe. “Um couro cabeludo saudável é muito importante para manter o crescimento saudável do cabelo”, afirma a dermatologista. “Geralmente enfatizamos a importância da humidade, limpeza, a circulação e as práticas saudáveis ​​de cuidados com os cabelos”. Uma maneira de fazer esta ação corretamente é ao massajar, de forma relaxante, o couro cabeludo. Promova assim a circulação sanguínea no couro cabeludo com uma massagem suave e regular. Isto aumenta o fluxo de nutrientes e de oxigénio para os folículos capilares. Também contribui para uma experiência relaxante e para um bom alívio do stress.