Eis o ingrediente acessível que vai revolucionar a bolonhesa, segundo chef estrela Michelin

4240
[Fotografia: Freepik]

Prato clássico, rápido e valor seguro na hora de responder a desafios de última hora, a pasta à bolonhesa é a solução acertada para alegrar a maior parte da família ou das visitas, geralmente com um risco mínimo de erro. Contudo, mais do que errar, o melhor mesmo é surpreender.

E há um ingrediente que pode fazer toda a diferença na hora de brilhar com este prato simples. A sugestão é feita pelo célebre chef estrela Michelin Paul Foster, do restaurante Salt, em Stratford Upon Avon, no Reino Unido.

“Esta receita é baseada no meu conhecimento de culinária, na minha nostalgia e também nas minhas experiências com as receitas originais de Bolonha [onde o prato se originou]”, refere o chef na sua conta de TikTok onde revela o truque: “Você está a adicionar leite à sua bolonhesa? Se não, por que não? Se quer os melhores resultados com base na autenticidade, siga o método.”

Com um refogado simples com azeite e cebolas finamente picadas, aipo e cenoura descascada, deixe apurar durante três a quatro minutos, depois junte o tomilho picado e alho ralado por mais dois minutos de confeção. Retire o preparado, reserve e, na mesma panela que usou, coloque parte iguais de carne picada de vaca e de porco, cozinhando em fogo alto.

Assim que dourar, adicione um pouco de vinho tinto encorpado e deixe o preparado reduzir. Misture um pouco de tomate e adicione o refogado que preparou e reservou previamente e deixe cozinhar muito lentamente até ficar “grosso e brilhante”, descreve o chef. É nesta altura que Foster juntar o seu ingrediente secreto: o leite. “Confere cremosidade sem adicionar natas – honestamente, é a surpresa. Depois, é servir com pasta al dente.