Eis porque se deve normalizar a necessidade de “tirar um dia de folga”

pexels-vlada-karpovich-4050415(1)

A pandemia da Covid-19 mudou, e muito, a nossa vida. Do teletrabalho ao distanciamento social, passando pelo uso de máscara em quase todos os locais ou às restrições de circulação, estas situações levaram a cada vez mais e maiores crises de ansiedade. E é normal que, no meio de tanta incerteza, sintamos que existem dias em que simplesmente não somos produtivos.

Existe quem pensa que por estarmos em casa a trabalhar, temos mais tempo livre. Poderia até ser verdade, porque acabaram-se as perdas de tempo nos autocarros ou no trânsito, mas também existe uma cada vez maior necessidade por se estar “sempre online”.

Existem vários tipos de personalidades neste novo tipo de trabalho remoto, tais como aquelas pessoas que conseguem “desligar” após o horário de trabalho e aquelas que estão sempre atentas ao próximo e-mail. E saiba que existem pelo menos sete regras vitais para conseguir impor os seus limites, mesmo num mundo sempre conectado.

Mas, afinal, o que fazer naqueles dias em que não se sente produtiva e em que está deveras stressada com todo o panorama atual? Sim, está na altura de se normalizar a necessidade de “tirar um dia de folga” para cuidar de si.

Ainda tem dias de férias para gastar mas sente que tem de se justificar ao seu chefe? Seja porque está num dia mais stressante ou porque sente mesmo a necessidade de tirar uma semana para descansar, vários especialistas afirmam que as férias e as folgas são um direito de todos e há que as normalizar, não exigindo justificações de algo que não deve ser justificado.

“Não importa se está a planear ir de férias, ir a uma consulta médica ou a uma cirurgia, cuidar do filho doente ou apenas precisa de um tempo longe para recarregar baterias. É a sua hora de repensar, recarregar, descansar e voltar ao trabalho renovada”, afirmou ao Huffpost Keni Dominguez, coach de carreira e estratégia de trabalho. A sua saúde mental está sempre em primeiro plano!

No entanto, é importante pedir o dia de folga de forma educada, não parecendo que está a impor ou apenas “informar” o seu chefe de que o vai tirar. Ainda que não seja precisa uma justificação, há que ter em mente o trabalho de equipa e respeito laboral.