Elas (e eles) em missão solidária na RTP1

O canal de televisão público realiza na próxima sexta-feira a quarta Maratona da Saúde, desta vez dedicada às doenças cardiovasculares. Vão ser nove horas de emissão cujo objetivo é sensibilizar e angariar donativos para apoiar a investigação biomédica na área destas patologias em Portugal.

Sílvia Alberto, Sónia Araújo, Tânia Ribas de Oliveira, José Carlos Malato, Jorge Gabriel e José Pedro Vasconcelos serão os rostos deste dia especial, com início marcado para as 10.00 e fim às 00.00.

A emissão da manhã, a partir dos estúdios da RTP, estará a cargo de Sónia Araújo, Jorge Gabriel, Tânia Ribas de Oliveira e José Pedro Vasconcelos. Depois do ‘Telejornal’, a partir das 21.55m o canal coloca no ar um concerto solidário, em direto do Teatro Camões, em Lisboa.

Este espetáculo junta em palco Camané, Sofia Escobar, Mafalda Veiga, Ana Sofia Varela, Nathalie e do Coro de Santo Amaro de Oeiras. A apresentação será de Sílvia Alberto e José Carlos Malato.

O concerto servirá ainda para dar a conhecer o projeto Para Lá do Fado, “um trabalho que pretende homenagear a guitarra portuguesa nos grandes êxitos da música pop/rock”, lê-se em comunicado enviado pela estação pública. “Este projeto associou-se à causa deste evento solidário e parte das receitas das vendas do CD, que irão editar em breve, irão reverter para a Maratona da Saúde”, acrescenta.

A nota refere ainda que os espectadores poderão contribuir para a causa através de chamadas para o número de valor acrescentado, que serão atendidas por um call center especialmente formado por rostos voluntários da RTP1 e da PT.

Recorde-se que as doenças cardiovasculares estão entre as principais causas de morte em todo o mundo. Anualmente, morrem 17 milhões de pessoas devido a doenças cardíacas. Em Portugal, os acidentes vasculares cerebrais (AVC) são a principal causa de morte e de incapacidade.