Elas também estiveram no 25 de Abril e há uma nova peça que o mostra

“No processo revolucionário que ensaiou novas formas de organização e ação política, não sabemos onde estavam, ou em que livros de história se fixaram, mas vemo-las nas fotografias de manifestações, nos filmes e documentários da época”.
É assim que é apresentado o espetáculo ‘Elas também estiveram lá – Quotidianos de Resistência e de Revolução de Mulheres’, uma criação do Teatro do Vestido, com texto e direção de Joana Craveiro, promovida pela EGEAC – a empresa de gestão cultural de Lisboa.A peça, que se insere nas comemorações do 25 de Abril desta organização na capital, pretende dar voz às mulheres que ficaram em segundo plano na história da Revolução dos Cravos, acompanhando a sua intervenção antes e depois dessa data histórica: a ditadura do Estado Novo, o dia 25 de Abril de 1974 e o processo revolucionário que se lhe seguiu.
O espetáculo foi construído num percurso entre a avenida da Liberdade e o Cinema São Jorge, que enquadra e dramatiza as vivência e os testemunhos dessas mulheres anónimas, que Joana Craveiro recolheu ao longo de cinco anos.


Pedimos à autora que selecionasse para o Delas.pt alguns desses testemunhos, que nos retratam a vida das mulheres naquela altura e as suas expectativas com a revolução e o que esta lhes poderia trazer. Pode lê-los na galeria em cima.


“A Joana Craveiro trabalha muito as questões de memória e trabalhamos regularmente com ela a partir dos teatros municipais e partiu da ideia da Sala da Rank [Filmes], que existe ao lado do Cinema São Jorge, que nós recuperámos e abrimos pela primeira vez ao público o ano passado. É uma sala que julgamos ter sido usada para efeitos de censura”, referiu em entrevista ao Delas.pt, a presidente do Conselho de Administração da EGEAC, Joana Gomes Cardoso.

O “percurso começa na Avenida da Liberdade, entra por uma porta, sobe um lance de escadas, e desemboca numa antiga sala de visionamento da censura”, escreve o Teatro do Vestido, na apresentação da obra. Daí que o público seja convidado a usar “roupa e calçado confortáveis”, para percorrer este trajeto.

A peça é interpretada pela própria Joana Craveiro, com Ainhoa Vidal, Inês Rosado, Joana Margarida Lis, Tânia Guerreiro e Vera Bibi.

‘Elas também estiveram lá’ está em cena até sábado, 21 de abril, em Lisboa, às 21h, até sexta-feira, e às 19h, no sábado. A entrada é livre, mas limitada à lotação do espaço e sujeita ao levantamento de bilhetes, o que pode ser feito no próprio dia do espetáculo, na bilheteira do Cinema São Jorge, a partir das 13h.