Elas vão ganhar o mesmo que eles para jogar à bola!

Lewes FC

No Reino Unido, o futebol também é rei e a Premier League é uma das que movimenta mais dinheiro nesta modalidade, com as equipas masculinas a ficarem com a maior fatia em termos de salários e prémios.

No entanto, o Lewes FC, do East Sussex, está a aplicar uma política de igualdade salarial e anunciou que, na próxima época, vai pagar o mesmo a atletas femininas e masculinos. Mas a política de igualdade promete estender-se a outras áreas, promovendo o mesmo direito no acesso a treinos, equipamentos e balneários.


As regras também parecem estar a mudar nos Estados Unidos da América


Com os homens a integrar, atualmente, a Isthmian League Division One South, a atual responsável do clube (já foi também atleta e manager), Jacquie Agnew, espera que a medida se estenda à Premier League.

“No Lewes FC acreditamos que deveria haver um nivelamento para as mulheres no futebol. Ao decidirmos pagar o mesmo às equipas masculinas e femininas, acreditamos que podemos criar a diferença um pouco por todo o Reino Unido e que tal ajude a pôr termo a todas as desculpas para justificar tamanha disparidade e que ainda persiste na modalidade”, afirmou.

A forma de o fazer, diz que é simples: “Juntos – com os nossos proprietários, patrocinadores e mecenas – podemos provar que o salário igual pode beneficiar homens e mulheres não só no futebol, mas também noutras áreas”.

Imagem de destaque: Lewes FC/Facebook