Elisa Ferreira é uma das escolhas de Costa para a Comissão Europeia

elisa

Ursula von der Leyen tinha pedido, em julho e na sequência da eleição para a presidência da Comissão Europeia, a todos os países que propusessem uma mulher e um homem para o cargo de comissários para a futura composição daquela estrutura. António Costa, o primeiro-ministro, fez-lhe a vontade e indicou Elisa Ferreira, com percurso feito em Estrasburgo e que interrompeu para vir ocupar o cargo de vice-presidente do Banco de Portugal, em agosto de 2017. Quanto à escolha masculina, a escolha do chefe de Governo português recaiu sobre Pedro Marques, o cabeça de lista nas eleições europeias (maio de 2019) e ex-ministro das Infra-estruturas.

Segundo avança o jornal Público, von der Leyen já se terá inclusivamente encontrado com os dois candidatos portugueses, tratando-se de encontros informais e para apresentações.

Até ao momento, ainda há nove países – onde Portugal se inclui – que ainda não oficializaram as candidaturas e 18 que já finalizaram o processo de indicação de candidatos, denunciando uma clara maioria de género masculina. De acordo com o mesmo jornal, há 12 homens e seis mulheres no elenco entregue a Ursula von der Leyen. Sugestões que ela pode vetar e que já tinha anunciado fazer caso as propostas não respondessem aos seus pedidos de paridade

Recorde-se que, em julho último, a futura presidente da Comissão Europeia pediu paridade para o próximo mandato. “Quero uma Comissão com metade de comissários homens e metade mulheres”, disse durante uma reunião, em Bruxelas, com o grupo parlamentar liberal do Renovar Europa (ex-ALDE), o terceiro maior da assembleia.

Ursula von der Leyen quer paridade na Comissão Europeia

A atual Comissão Europeia liderada por Jean-Claude Juncker tem 19 comissários contra apenas nove comissárias, e, em 2014, por ocasião da formação do seu colégio, o presidente do executivo comunitário, que já na altura também pretendia ter 14 comissárias, teve mesmo de interceder junto das capitais para apresentarem candidatas do sexo feminino.

Imagem de destaque: Lisa Soares/Global Imagens

Kristalina Georgieva candidata à liderança do FMI, mas idade pode travá-la

A antiga atleta e a mãe de sete. Lagarde e Ursula, as mulheres para a difícil Europa