14/01/2019
Elisabete Jacinto, que no sábado assegurou a primeira vitória na prova de todo-o-terreno África Eco Race, fechou este domingo, 13 de janeiro, a competição com a volta de consagração em torno do Lago Rosa, no Senegal. A piloto fez história ao ser a primeira mulher, e o primeiro piloto português, a vencer a competição na modalidade de camiões.
“Tivemos imensos portugueses aqui à chegada que nos fizeram uma festa imensa com direito a champanhe e tudo. Estamos muito felizes com o que fizemos nesta prova. Recebemos um troféu enorme e pesado e não cabemos em nós com tanto orgulho. Foram 16 anos de trabalho para chegarmos a este dia”, destacou Elisabete Jacinto, em comunicado.
A vitória da piloto portuguesa foi apurada à 11ª. etapa da competição, na Mauritânia. Elisabete Jacinto sagrou-se campeã da prova, ao terminar essa etapa na segunda posição, nos camiões.
Na classificação final, Elisabete Jacinto ficou com uma diferença de 2:42.00 horas para o segundo classificado, o belga Noel Essers. A piloto portuguesa alcançou ainda o sétimo lugar da classificação conjunta automóveis/camião, fechando a competição com a quinta posição da geral.
“Foram 16 anos de trabalho para chegarmos a este dia”
Elisabete Jacinto tem no seu historial vários triunfos entre os T4 (camiões) nas mais diversas provas africanas (Rali de Marrocos e Rali da Tunísia), mas nesta longa maratona de todo-o-terreno, uma das maiores da atualidade, a sua melhor classificação tinha sido até agora o segundo lugar da classe que alcançou em dois anos consecutivos, 2011 e 2012.
No domingo cumpre-se a 12.ª e última etapa do África Eco Race, mas os 22 quilómetros cronometrados cumpridos em torno das margens do Lago Rosa, em Dakar, já não entram na classificação final.
Em cima, veja o vídeo da volta de consagração que confirmou a primeira vitória da piloto, nesta competição de todo-o-terreno.
AT com Lusa