‘Elyze’, o novo ‘Tinder’ quer convocar jovens a votar

pexels-lisa-fotios-1092671 (1)
[Fotografia: Pexels]

A aplicação gratuita apresenta-se como “neutra”, “sem publicidade” e garante levar os utilizadores a descobrirem “de forma lúdica as propostas dos candidatos às eleições presidenciais” francesas, cuja primeira volta acontece a 10 de abril.

Para lá deste propósito, a ‘app’ pretende despertar os mais novos para a importância do voto e de irem às urnas escolher um candidato ao palácio do Eliseu, residência oficial da Presidente da República francesa.

Para tal, basta fazer swipe entre ‘aceitar’ ou ‘rejeitar’ sobre perguntas como acolher os migrantes, criar ou não uma polícia de proximidade ou manter a idade da reforma. À medida que as questões forem sendo respondidas, esta ‘app’ – apresentada pela imprensa francesa como o ‘Tinder’ das presidenciais –irá encaminhar para o candidato cujas ideias mais se aproximem às convicções do eleitor. A cada proposta está agregada uma ligação para “saber mais” e todos os candidatos ao Eliseu são apresentados com detalhe ao utilizador.

Segundo a imprensa, Elyze, que quer ser vista como “uma aplicação de cariz pedagógico” conta já com mais de 500 propostas que podem ser respondidas, garantindo que está em permanente atualização quer por candidato, quer por temáticas.

Segundo pode ler-se na conta de Instagram agregada à plataforma, foram reportadas 200 mil descargas desde o início do ano. Segundo sondagens, estima-se que apenas 40% dos jovens que têm entre 18 e 30 anos poderem votar em abril.