Depois das liquidificadoras, máquinas de café, microondas e robôs de cozinha vem aí mais um eletrodoméstico para facilitar (e muito) as tarefas domésticas das famílias: um robô que não só passa a ferro como ainda dobra a roupa. Já há duas propostas de empresas norte-americanas em fase de desenvolvimento. Os protótipos foram apresentados na CES, a maior feira de tecnologia do mundo, e prometem chegar ao mercado no próximo ano.

link_SaldosA proposta mais cara é da Seven Dreamers Laboratories e funciona de forma simples. Depois de lavar e secar a roupa, só tem de colocá-la numa bandeja da máquina. Poucos minutos depois a roupa sai através de outra bandeja, já passada e dobrada. Além disso, a máquina reconhece o tipo de roupa e trata cada uma das peças consoante o tecido de que é feita. Os primeiros exemplares devem chegar ao mercado no final deste ano, mas não vão ser para todos os bolsos. A empresa prevê que venham a custar mais de 13 mil euros.

“Esperamos que as pessoas mais ricas as adquiram no início para podermos investir na pesquisa de forma a baixar o custo da Laundroid. Assim podemos vender ao maior número de pessoas a menos de dois mil dólares [1635 euros]“, explicou Shin Sakane, presidente e CEO da Seven Dreamers Lab. Inc.

A segunda proposta vem da Foldimate. É mais barata – 801 euros -, mas só passa e seca uma peça de cada vez e demora quatro minutos. No conceito originalmente pensado pela empresa, a máquina teria capacidade para secar e dobrar 20 peças de cada vez em apenas 10 segundos. Uma ideia que se revelou bastante difícil de concretizar (pode ver como este robô funciona no vídeo acima).

“Não estávamos contentes com a experiência de dobragem. Então decidimos esperar mais um ano, desenvolver uma tecnologia melhorada e agora acreditamos que temos um bom produto. As roupas são difíceis de manipular e são imprevisíveis para uma máquina. Temos diferentes espessuras, diferentes tipos de vestuário e eventualmente todos eles precisam de ser bem dobrados”, revelou Linge Gall Rozov, fundador da Foldimate.

Para contornar esta dificuldade, a máquina criada pela Foldimate não passa nem dobra roupas volumosas, meias ou cuecas. Ainda assim, mantém a esperança de vir a salvar muitos casamentos.

“De início dissemos que íamos salvar casamentos pelo mundo todo. Criei-a porque a minha mulher não aprova os meus dotes de dobragem de roupa e queria muito ajudar em casa. Então, disse: ‘Porque não temos uma máquina para dobrar roupa?'”, acrescentou o fundador da empresa norte-americana.


Leia também:

Discriminação de género nas tarefas domésticas continua entre os mais jovens