Emagrecer no verão: é mais difícil, ou nem por isso?

O verão pode trazer as suas desvantagens no que diz respeito ao físico e ao foco dietético, mas também nos mostra as suas vantagens. Sabe a expressão “isto é um pau de dois bicos?” Ora pois bem, é o que o verão nos traz. Para alguns, parece ser mais difícil emagrecer nestes meses de calor, para outros, mais fácil. Será que há um consenso?

Para Ágata Roquette, licenciada em Nutrição e Engenharia Alimentar, parece-lhe ser mais fácil emagrecer no verão, mesmo que nos deparemos mais facilmente com alguns excessos ao virar da esquina. Segundo contou ao Delas.pt, “cada estação tem os seus problemas”, mas conforme observa nos seus pacientes, o inverno leva o prémio no que toca a ganhar uns quilinhos a mais.

Churrascos, Happy Hour’s e gelados fresquinhos

No verão surge toda uma nova panóplia de tentações: os churrascos no quintal; a cervejinha fresquinha, os gelados deliciosos que nesta época sabem bem como em nenhuma outra, os cocktail’s um tanto ou quanto calóricos. Todo este menu pode, muitas vezes, dificultar o processo de emagrecimento.

Sharon Palmer, nutricionista e blogger, acredita que no verão é mais difícil emagrecer. Porquê? Porque o metabolismo tende a desacelerar nestes meses e porque não existe a necessidade de criar mecanismos para nos mantermos quentes, tal como acontece nos meses de inverno.

Ágata Roquette discorda. Ressalvando sempre a ideia de que “isto é o que observa através das suas consultas e pacientes”, confirma que no inverno temos mais tendência a comer comidas mais pesadas que não compensam o facto de o metabolismo estar mais acelerado.

Ainda que no verão saiba muito bem ficar estendido no areal sem se fazer nada, ou que o final de tarde saiba sempre melhor com uma cerveja na mão, a verdade é que, para a nutricionista, esta época ‘obriga’ a mais movimento: são idas ao mar, passeios ao final da noite, caminhadas no areal para se conhecer a próxima praia. No inverno, com a chuva e o frio, não saímos tanto de casa e acabamos por passar horas sentados no escritório.

Mas, lá está, o verão é um pau de dois bicos. Por um lado, temos menos apetite, por outro, há mais tentações. “Claro que ninguém perde peso se todos os finais de tarde forem passados a beber uma cerveja ou a comer um gelado”, afirmou ao Delas.pt Ágata Roquette.

Aproveitamos esta temática para relembrar que existem algumas coisas que podemos fazer, por exemplo, antes de ir dormir e que ajudam a perder peso durante a noite. Mesmo estando um calor dos diabos.

Faça isto antes de ir para a cama, se quiser perder peso enquanto dorme

Ágata Roquette falou-nos ainda que, no verão, temos menos apetite ou, pelo menos, não existe tanto desejo por “comidas de conforto”. Exemplos disso são as saladas, as frutas e mesmo os sumos naturais.

Mas há que se ter atenção: por vezes comemos saladas fora de casa por considerarmos ser algo mais saudável e equilibrado e não o são. Se percorrer a fotogaleria acima vai entender que existem algumas saladas mais calóricas e prejudiciais do que um bom bife. Ora espreite e fique a conhecer o cardápio que não deve mesmo pedir num restaurante.

Em suma, já sabe que o seu metabolismo desacelera nesta época do ano e que alguns excessos podem mais facilmente vir à tona. Tente fazer um esforço para exercitar mais o corpo, como por exemplo, aliando uma ida à praia com uma boa caminhada pelo areal e, se não emagrecer, pelo menos pode tentar manter o seu peso durante estas férias.

Pode ainda querer ler:

É mais difícil perder peso aos 40 do que aos 20 anos?

O segredo para queimar gordura e perder peso sem esforço

10 dicas para pessoas ocupadas perderem peso