Emma Watson distribui livros grátis

RTS143K6
Actor Emma Watson arrives for 'The Circle' premiere at the Tribeca Film Festival in the Manhattan borough of New York, New York, U.S. April 26, 2017. REUTERS/Carlo Allegri - RTS143K6

A atriz Emma Watson está a está a distribuir livros grátis em Paris, ou melhor, a escondê-los dando pistas (muito evidentes) da localização dos mesmos nas redes sociais e já há quem tenho mostrado no Twitter, por exemplo, o resultado da busca. E o resultado é o livro ‘La Servante Ecarlate.

É sob o mesmo título que vai estrear, a 27 de junho, a série que já está a fazer furor nos Estados Unidos da América. A série já fez o livro regressar aos mais vendidos das livrarias naquele país, pelo menos é isso que declarou a editora The Book Fairies que tem os direitos de publicação para a América. Agora, naquilo que parece ser uma jogada de mestre, a editora francesa Robert Laffont convidou Emma Watson para esconder os livros em francês por Paris, colocar pistas nas redes sociais e esperar que sejam encontrados.

E porque é que Emma Watson se está a dar a este trabalho? Porque o livro e a série são absolutamente feministas: a história pungente é a de uma mulher que vê a sociedade democrática passar a um regime político em que as mulheres perdem todos os seus direitos e que, apesar de lhe tirarem a liberdade, o nome e a filha, ela continua a resistir e a lutar da sua condição.

Distopia do futuro escrita em 1985

Margaret Atwood escreveu ‘A história de uma serva’ (The handmaid’s tale’, no original) em 1985. O livro retrata um futuro não muito longínquo, uma época em que a democracia dos Estados Unidos da América é substituída por um regime teocrático totalitário. Uma das primeiras ações desse regime de cristãos fanáticos é abolir os direitos civis e ainda mais os direitos das mulheres. Elas perdem o direito ao emprego e chegam a ser proibidas de ler.

É neste contexto que um grupo de mulheres é raptado, separado da família e levado para um lugar secreto e ali elas têm por missão servir a nova classe dirigente. São proibidas de usar o nome que tinham, são violadas e tornadas escravas sexuais e reprodutivas.

O romance de 1985 foi agora transformado em série. A Hulu – um canal de televisão online (uma espécie de netflix) – produziu o seu primeiro original que dá pelo nome de The handmaid’s tale’ e escolheu nomes sonantes para a série. Elisabeth Moss (ex-Mad Man) é a protagonista e a sua interpretação está a receber os maiores elogios.

Depois de França receber a série no canal de televisão online OCS, esperamos ansiosamente que Emma Watson venha distribuir livros a Portugal. Seria um duplo bom sinal!