Emmys 2016: Julia Louis-Dreyfus é a atriz mais premiada de sempre

A atriz de 55 anos, protagonista da série de comédia ‘Veep’ bateu o recorde de prémios Emmy arrecadados por uma mulher. Julia Louis-Dreyfus venceu o seu nono galardão (o quinto consecutivo, pela interpretação da política Selena Meyer, e sétimo em comédia), batendo assim o recorde previamente estabelecido por Candice Bergen e Mary Tyler Moore (cinco vitórias na categoria de Melhor Atriz Principal em Série de Comédia).

Julia, que perdeu o pai, Gerard Louis-Dreyfus na passada sexta-feira, não conteve as lágrimas durante o seu discurso de agradecimento: “Ainda bem que ele gostava de ‘Veep’ porque a opinião dele era a única que interessava”.

Dreyfus pediu ainda desculpa pelo “atual clima político” e disse que ‘Veep’ “deitou abaixo o muro entre a comédia e a política”, duas claras alusões à campanha presidencial norte-americana e, em particular, ao candidato republicano Donald Trump. “A nossa série começou por ser uma sátira política mas agora parece um documentário sério”, brincou a atriz.

E não foi só ‘Veep’ que arrecadou um número recorde de estatuetas douradas. ‘A Guerra dos Tronos’ bateu o recorde previamente estabelecido pela série de comédia ‘Frasier’, ao tornar-se a trama mais premiada de sempre. A série baseada nos livros de George R.R. Martin venceu 12 prémios Emmy, incluindo o de Melhor Série Dramática (embora a maioria tenham sido categorias técnicas).

Apesar destes recordes, a grande vencedora da noite acabou por ser American Crime Story: O Caso O.J.’. A minissérie baseada no mediático julgamento do antigo jogador de futebol americano O.J. Simpson arrecadou a maioria dos prémios na categoria Minissérie ou Telefilme: melhor ator (Courtney B. Vance), melhor atriz (Sarah Paulson) e melhor ator secundário (Sterling K. Brown).

Veja quem foram os principais vencedores. Pode também consultar a lista completa aqui:

DRAMA

Série Dramática: ‘A Guerra dos Tronos’
Ator Principal em Série Dramática: Rami Malek, Mr Robot’
Atriz Principal em Série Dramática: Tatiana Maslany, ‘Orphan Black’
Ator Secundário em Série Dramática: Ben Mendelsohn, ‘Bloodline’
Atriz Secundária em Série Dramática: Maggie Smith, ‘Downton Abbey’

COMÉDIA

Série de Comédia: Veep’
Ator Principal em Série de Comédia: Jeffrey Tambour, ‘Transparent’
Atriz Principal em Série de Comédia: Julia Louis Dreyfus, ‘Veep’
Ator Secundário em Série de Comédia: Louie Anderson, ‘Baskets’
Atriz Secundária em Série de Comédia: Kate McKinnon, ‘Saturday Night Live’

MINISSÉRIE/TELEFILME

Melhor Minissérie: ‘American Crime Story: O Caso O.J.’
Ator Principal: Courtney B Vance, ‘American Crime Story: o Caso O.J.’
Atriz Principal: Sarah Paulson, ‘American Crime Story: O Caso O.J.’
Ator Secundário: Sterling K. Brown, ‘American Crime Story: O caso O.J.’
Atriz Secundária: Regina King, ‘American Crime’