Publicidade Continue a leitura a seguir

Emoção, dor e tristeza no adeus a Maria João Abreu

[Fotografia: DR]

Publicidade Continue a leitura a seguir

A morte de Maria João Abreu deixou Portugal em choque. Vítima de um aneurisma, a atriz de 57 anos acabou por não resistir às sequelas deixadas pelo acidente vascular.

O companheiro da atriz escreveu texto de despedida emocionado, no Instagram. “A minha João partiu. Infelizmente, todo o meu amor por ela, todo o amor da família e todo o amor dos amigos não foi suficiente para impedir que esta viagem se iniciasse”, escreveu João Soares. O músico, companheiro de Maria João, diz “até já, meu amor”. “Cuidarei dos nossos. Estaremos juntos quando assim acontecer. Espera-me. Teu. Sempre teu.”

 

 

 

Ver esta publicação no Instagram

 

Uma publicação partilhada por João Soares (@jrgsoares)

Para lá da família, as condolências chegam de múltiplos quadrantes: de colegas da atriz, à SIC – canal onde Maria João Abreu trabalhava agora -, à TVI (onde tinha já trabalhado), até ao Presidente da República. Marcelo Rebelo de Sousa evocou a atriz, declarando-se emocionado com a notícia da sua morte e considerando que se tornou uma figura familiar para muitos portugueses.

Numa nota publicada no sítio oficial da Presidência da República na Internet, Marcelo Rebelo de Sousa “evoca, emocionado, Maria João Abreu” e escreve: “O humor, a emoção e a empatia ligam-nos aos outros, até aos outros que não conhecemos, como é o caso dos atores e das atrizes”.

“Maria João Abreu, que nos deixou precocemente, escolheu essa abordagem, talvez por ser a abordagem que lhe era mais natural: a comédia, a projeção dos nossos afetos e dos nossos problemas, a proximidade humana”, considera.

Marcelo Rebelo de Sousa recorda “a sua carreira como atriz de revista e como produtora, ao lado de José Raposo, bem como outras participações teatrais (com Filipe La Féria, João Lourenço e José Fonseca e Costa)”.

Segundo o chefe de Estado, esse percurso, “mas sobretudo o seu intenso currículo em televisão (novelas, séries, programas de entretenimento e de comédia) tornaram-na uma figura que representava para muitos portugueses a familiaridade de quem está connosco porque se parece connosco. ” “À sua família apresento, comovido, as minhas sentidas condolências”, acrescenta o Presidente da República.

Entre as figuras públicas com quem Maria João trabalhou e se cruzou, Daniel Oliveira, responsável máximo de programação da SIC, lamentou a perda, tal como Nuno Santos, diretor-geral da TVI, e Cristina Ferreira, atualmente diretora de Ficção e Entretenimento da mesma estação.

Entre os atores e apresentadores, Teresa Guilherme, Fátima Lopes, Sónia Araújo, Tânia Ribas de Oliveira, Rita Ferro Rodrigues, Fernanda Serrano, Sofia Arruda, Sofia Alves, José Carlos Pereira, César Mourão são algumas das muitas vozes que se ouvem e se despedem da atriz.

Do teatro à televisão

Nascida em Lisboa em 14 de abril de 1964, Maria João Gonçalves Abreu Soares iniciou a carreira profissional no teatro, uma paixão que nunca abandonou, mas a televisão foi o meio que a tornou mais popular, graças a produções como “Médico de família”.

Em 30 de abril passado, a atriz sentiu-se indisposta durante as gravações da telenovela “A Serra” e desmaiou, tendo sido internada de urgência no Hospital Garcia de Orta, em Almada, com diagnóstico de rotura de aneurisma cerebral.