Emojis podem vir a ser importantes nas consultas online, defende médico

emojis importantes consultas online médicos saúde apoio
[Fotografia: Unsplash/Denis Cherkashin]

O médico e empresário Shuhan He acredita que os emojis podem ser importantes na interação nas consultas online, que passaram a ser uma solução com a pandemia da covid-19

O profissional de saúde que ajudou a criar o emoji do pulmão e do coração anatómico divulgados no ano passado, tem estado envolvido num projeto em que procuram desenvolver mais emojis ligado à área da saúde para ajudar os utentes a melhor conseguirem comunicar com o médico.

Shuhan He acredita que os emojis podem ser importantes na interação entre o médico e o paciente nas consultas online, que passaram a ser uma solução com a pandemia da covid-19.

Existem cerca de 45 símbolos que podem ser utilizados para representar a área da saúde e que, segundo o médico e autor do estudo publicado no Journal of the American Medical Association, têm desempenhado cada vez mais um papel fundamental na telemedicina.

Mediante os emojis que utilizam, He defende que os pacientes podem transmitir, de melhor forma, o nível de dor que têm em relação à queixa ou às mudanças de humor.

“É claro que os emoji se tornaram uma parte essencial do estilo de conversa no mundo e a sociedade médica e os respetivos comités e organizações têm de começar a levá-lo a sério”, garantiu He no comunicado.

“É tentador dispensar os emojis, no entanto, eles têm tanto poder na regularização, universalidade e familiarização que nas mãos de fisioterapeutas e outros profissionais de saúde podem representar uma nova e eficaz maneira de comunicar com os pacientes”, acrescentou.